Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15622
Tipo do documento: Dissertação
Title: Música e meio ambiente: a expressão artística e criativa como produção alternativa no meio acadêmico-científico
Authors: Dantas, Leonardo Fernandes
Orientador(a): Soares, Ana Maria Dantas
Primeiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Segundo membro da banca: Silva, Roberta Maria Lobo da
Terceiro membro da banca: Barbé, Tatiane da Costa
Keywords: Educação ambiental;Música;Meio ambiente;Environmental education;Music;Environment
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 2-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Florestas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável
Citation: DANTAS, Leonardo Fernandes. Música e meio ambiente: a expressão artística e criativa como produção alternativa no meio acadêmico-científico. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Práticas em Desenvolvimento Sustentável) - Instituto de Florestas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Abstract: Esta dissertação é um estudo de caso como estratégia de pesquisa participante que nasce a partir da demanda de um trabalho final de disciplina, realizado durante o curso de mestrado na área de Sustentabilidade. Foi composta uma canção dentro da temática da Educação Ambiental Crítica, trazendo, de forma poética, questões relacionadas à defesa do meio ambiente e à importância da educação para a manutenção de um ambiente equilibrado socialmente. Além de apresentar a obra musical autoral, a dissertação apresenta a motivação e as etapas de sua construção, discutindo a relevância da música em projetos e atividades de educação ambiental. A partir da discussão acerca dessa temática, pode-se destacar o grande potencial de trabalhos artísticos, como músicas, poemas e outras expressões, a serem utilizados como razão sensível que gera conhecimento sobre o mundo, inclusive em ambientes acadêmico-científicos, indo além de textos tradicionais, como monografias, dissertações e teses, numa perspectiva de romper com as formas cartesianas mais frequentemente adotadas. Concluiu-se que a música, de fato, pode ser eficaz em trabalhos de educação ambiental, constituindo-se também como fonte histórica, recurso pedagógico e processo de produção para comunicar e trabalhar as diversas áreas do conhecimento.
Abstract: This dissertation is a case study as a participatory research strategy that arose from the demand of a final subject work, carried out during the Master's course in the area of Sustainability. A song was composed within the theme of Critical Environmental Education, bringing, in a poetic way, issues related to the defense of the environment and the importance of education for the maintenance of a socially balanced environment. Besides presenting the author's musical work, the dissertation presents the motivation and the stages of its construction, discussing the relevance of music in environmental education projects and activities. From the discussion about this theme, one can highlight the great potential of artistic works, such as songs, poems and other expressions, to be used as sensitive reason that generates knowledge about the world, including in academic-scientific environments, going beyond traditional texts, such as monographs, dissertations and theses, in a perspective of breaking with the Cartesian forms most often adopted. It was concluded that music, in fact, can be effective in environmental education work, also constituting itself as a historical source, pedagogical resource, and production process to communicate and work the various areas of knowledge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15622
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Práticas em Desenvolvimento Sustentável

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Leonardo Fernandes Dantas.Pdf3.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.