Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15469
Tipo do documento: Dissertação
Title: Construção de sentidos: proposta didática para uma nova abordagem de metáfora em sala de aula a partir da fala cotidiana
Other Titles: Construction of senses: metaphors and metonymies as resources of daily language
Authors: Costa, Estefani Gumiéro
Orientador(a): Silva, Gerson Rodrigues da
Primeiro membro da banca: Silva, Gerson Rodrigues da
Segundo membro da banca: Leite, Marcelo Andrade
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Keywords: Metáfora;Comunicação;Fenômenos cotidianos;Construção de sentidos;Metaphor;Comunicativo;Daily phenomena;Construction of senses
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: COSTA, Estefani Gumiéro. Construção de sentidos: proposta didática para uma nova abordagem de metáfora em sala de aula a partir da fala cotidiana. 2019.124 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Compreende-se que, nas escolas, o ensino de língua materna muito se restringe a manuais didáticos e a definições tradicionalmente consagradas. Em relação à semântica, ensinar figuras de linguagem, por exemplo, delimita-se a reiteração de conceitos que, outrora, a retórica tradicional considerava como recursos expressivos de uso restritamente literário e totalmente desvinculados da fala cotidiana. Em oposição a este paradigma, a Linguística Cognitiva inaugura uma nova perspectiva de se enxergar a construção de significados, reforçando a ideia de que o sentido é fruto de fatores diversos, tais como culturais, temporais, interacionais entre outros, aliados ao fator linguístico. Uma vez que se entenda que as metáforas sejam recursos próprios da fala diária, a presente pesquisa intenta estudar por quais motivos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ainda sentem dificuldades para interpretar e entender os significados de textos de base conotativa. Nesse sentido, busca propor uma mediação pedagógica, embasada nos moldes da LC, a fim de estabelecer novas prioridades em relação ao ensino de língua, tornando a aprendizagem mais significativa e, de fato, funcional aos propósitos da comunicação
Abstract: It stands to reason that, in schools, the teaching of a mother language is very restricted to didactic handbooks and traditionally definitions established. In relation to semantics, teach figures of speech, for example, delimits to a reiteration of concepts that, in ancient times, the traditional eloquence considered as expressive resource of use strictly literary and totally unconnected of daily speech. In opposition, Cognitive Linguistics opens a new perspective to see a construction of meanings, increasing an idea that sense is a result of several factors, such as cultural, temporary, interaction, among others, allied to the linguistic factor. Once understood that metaphors is own resource of daily speech, this search aims to study why students in the 9th year of elementary school which still find it hard to interpret and understand the meaning of texts with connotative basis. This way, this search, seeks to propose a pedagogical mediation, based on the molds of Cognitive Linguistics (CL), in order to establish new priorities in relation to language teaching, making the learning more meaningful, and functional for the comunication‟s purpose
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15469
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Estefani Gumiéro Costa.pdf2019 - Estefani Gumiéro Costa7.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.