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Tipo do documento: Dissertação
Title: Música relaxante e sua relação com respostas psicofisiológicas de estresse e ansiedade em estudantes universitários
Other Titles: Relaxing music and its relationship to psychophysiological responses of stress and anxiety in university students
Authors: Rodrigues, Marcus Vinícius Freitas
Orientador(a): Souza, Wanderson Fernandes de
Primeiro membro da banca: Souza, Wanderson Fernandes de
Segundo membro da banca: Pires, Emmy Uehara
Terceiro membro da banca: Silveira, Anderson Luiz Bezerra da
Quarto membro da banca: Fioravanti, Ana Carolina Monnerat
Keywords: Música;Sistema Nervoso Autônomo;Ansiedade;Music;Autonomic Nervous System;Anxiety
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 19-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: RODRIGUES, Marcus Vinícius Freitas. Música Relaxante e sua relação com respostas psicofisiológicas de estresse e ansiedade em estudantes universitários. 2019. 63 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: A música tem sido alvo de estudo e suas aplicações amplamente debatidas na comunidade científica. Este estudo dispôs-se a analisar os possíveis efeitos da música relaxante e silêncio sobre variáveis psicofisiológicas associadas ao estresse e ansiedade, em estudantes universitários da UFRRJ. A amostra foi composta por 43 jovens universitários de ambos os sexos, com idade entre 18 a 30 anos, os quais participaram de forma randomizada, em modelo Cross-Over, de 3 três protocolos de relaxamento distintos. Musica Relaxante Preferida (MRP), no qual os sujeitos ouviram música de preferência (auto selecionada). Musica Relaxante Sugerida (MRS), no qual os sujeitos ouviram música sugerida pela literatura (Pré-selecionada). Por fim, Silêncio (SIL) no qual os sujeitos não receberam estímulo musical algum e permaneceram em absoluto silêncio. Em todos os protocolos foram utilizados os instrumentos psicométricos para avaliação dos níveis percebidos de estresse, ansiedade e relaxamento prévios e posteriores as intervenções. Também foram avaliadas as variáveis fisiológicas PA, FC e Variabilidade da Frequência Cardíaca. Após as coletas, testes Two-way ANOVA para medidas repetidas com post hoc de Tukey foram realizados utilizando programa de computador SPSS v. 20. Foi adotada a significância valor P ≤ 0,05, para todas as análises executadas. Foram observados valores diminuídos de estresse e ansiedade percebidos, e valores aumentados de relaxamento percebido após todos os protocolos. Quanto a variáveis fisiológicas, o protocolo MRS se mostrou mais eficaz na promoção de relaxamento, quando comparado a MRP e SIL. Sessões curtas de relaxamento com o uso de música são eficazes no controle de estados psicofisiológicos de estresse a ansiedade.
Abstract: Music has been the subject of studies and its applications are widely debated in the scientific community. This study aimed to analyze the possible effects of relaxing music and silence on psychophysiological variables of stress and anxiety in university students enrolled in the Federal Rural University of Rio de Janeiro. The sample consisted of 43 young university students of both sexes, aging from 19 to 30 years old, who participated in a randomized, cross-over model, of three different relaxation protocols. Music (MRP), in which the subjects listened to music of preference (auto selected). Suggested Relaxing Music (MRS), in which the subjects listened to music suggested by the literature (Pre-selected). Finally, Silence (SIL) in which the subjects received no musical stimulus and remained in absolute silence. In all protocols, psychometric instruments were used to assess the perceived levels of stress, anxiety and relaxation before and after the interventions. The physiological variables BP, HR and Heart Rate Variability were also evaluated. After all data collections, Two-way ANOVA tests for repeated measurements with Tukey's post hoc tests were performed using the SPSS v computer program. 20. The significance value P ≤ 0.05 was adopted for all analyzes performed. Decreased values of perceived stress and anxiety were observed, and increased values of perceived relaxation after all protocols. As for physiological variables, the MRS protocol proved to be more effective in promoting relaxation, when compared to MRP and SIL. Short sessions of relaxation with the use of music are effective in controlling psychophysiological states from stress to anxiety.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14473
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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