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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação ambiental agroecológica no resgate do ser natural
Other Titles: Agroecology environmental education in the rescue of the natural
Authors: Lima, Fernanda Olivieri de
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Pereira, Celso Sánchez
Segundo membro da banca: Campos, Marília
Keywords: Educação ambiental;Agroecologia;Comunidades tradicionais;Socioambiental;Environmental Education;Agroecology;Traditional Communities;Socio-environmental
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: LIMA, Fernanda Olivieri de. Educação ambiental agroecológica no resgate do ser natural. 2016. 207 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016.
Abstract: O presente trabalho acompanha processos formativos de educadores ambientais que seguem princípios educativos de transformação das relações socioambientais com o objetivo de resgatar o “ser natural”. Busca diretrizes teórico-metodológicas para uma práxis pedagógica inovadora e diferente da atual. Para tanto, acompanhou-se experiências educativas de sujeitos das comunidades tradicionais da região Sul do Rio de Janeiro (Costa Verde), que continuamente se capacitam para a agroecologia. A agroecologia tece relações com a educação ambiental, ao tratar de ações ecológicas de cunho produtivo e agrícola e de preparo para a reorganização sociocultural dessas comunidades. É uma pesquisa de tipo qualitativa aos moldes etnográficos que parte de revisões bibliográficas sobre perspectivas antropológicas, processos formativos, agroecologia, educação ambiental, paradigmas educativos e teoria da complexidade. A partir de experiências de imersão em sítios ecológicos e aldeias indígenas e entrevistas em profundidade com sujeitos quilombolas e agricultores familiares sobre educação e a relação com a natureza, apresenta e discute experiências e caminhos que enfrentem o paradigma hegemônico, defendendo que para a construção do conhecimento ecológico é preciso revalorizar e renovar propostas, princípios e formatos de ação que permitam reconstruir o mundo sob novas formas de relação sociedade-natureza.
Abstract: This work tracks the formative processes of environmental educators that work with the perspective of transforming social-environmental relationships with the objective of bringing back the “natural being”. It attempts to find the theoretical-methodological guidelines of an innovative pedagogical praxis. This was done by accompanying the educational experiences of subjects from traditional communities in the Southern region of the state of Rio de Janeiro (Costa Verde), who are continually educated in agroecology. Agroecology establishes relationships with environmental education when it discusses ecological actions from a productive and agricultural perspective, as a way of attaining social-cultural reorganization of these communities. The research is qualitative, along an ethnographic model, with a bibliographical review from an anthropological perspective, of formative processes, agroecology, environmental education, educational paradigms and theory of complexity. Based on experiences of immersion in ecological sites and indigenous villages, and detailed interviews with quilombola subjects and family farmers about education and the relationship with nature, the work presents and discusses experiences and routes that antagonize the hegemonic paradigm, defending the idea that, in order to construct ecological knowledge, one needs to revalue and renew proposals, principles and modes of action to allow the reconstruction of the world under new forms of society-nature relationships
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13043
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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