Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12679
Tipo do documento: Dissertação
Title: Os desdobramentos da educação ambiental a partir do estudo dos temas geradores no centro estadual integrado de educação rural de Águia Branca/ES
Other Titles: The unfolding of the environmental education from the study of the generating themes in the integrated state center of rural education of Eagle Branca / ES
Authors: Jadejiski, Rainei Rodrigues
Orientador(a): Santos, Ramofly Bicalho dos
Primeiro membro da banca: Santos, Ramofly Bicalho dos
Segundo membro da banca: Gregorio, Sandra Regina
Terceiro membro da banca: Amaral, Débora Monteiro do
Keywords: Educação ambiental;Educação do campo;Temas geradores;Environmental education;Rural education;Generating themes
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: JADEJISKI, Rainei Rodrigues . Os desdobramentos da educação ambiental a partir do estudo dos temas geradores no centro estadual integrado de educação rural de Águia Branca/ES. 2019. 55f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.
Abstract: A presente pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada no Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/ES. Ela investigou as formas de contextualização da Educação Ambiental, trabalhada na escola a partir do estudo envolvendo os Temas Geradores, com a realidade vivida pelos estudantes. Nessa direção, realizamos um diagnóstico da organização política e pedagógica dessa Instituição Escolar, que faz Educação do Campo, no que concerne a metodologia, a infraestrutura e aos corpos docente e discente. Investigamos como se deu o trabalho com os Temas Geradores, durante o Ensino Médio, com a turma da Terceira Série, concluintes no ano de dois mil e dezoito, e no trabalho com esses temas identificamos que questões ambientais no campo ambiental, social e agropecuário foram contempladas no estudo desses Temas, dentre elas questões relativas ao uso, a recuperação e a preservação do ambiente. Nesse caminho verificamos que essas questões ressoam no discurso e na tomada de consciência dos estudantes, fazendo com que muitos deles demonstrem em suas falas um senso crítico na relação com o meio ambiente
Abstract: This qualitative research was conducted at the Centro Estadual Integrado de Educação Rural de Águia Branca/ES. It investigated the forms of contextualization of Environmental Education, worked in the school starting from the study involving the Generating Themes, with the reality lived by the students. In this direction, we made a diagnosis of the political and pedagogical organization of this School Institution, which works with Rural Education, concerning to the methodology, the infrastructure and the student and teaching staff. We investigated how the work was done with the Generator Themes during High School, with the Third Year class that concluded school in the year two thousand eighteen, where we identified that environmental issues, in the environmental, social and agricultural fields were contemplated in the study of these Themes , including issues related to the use, recovery and preservation of the environment. In this way, we see that these questions resonate in the discourse and the students' awareness, causing many of them to demonstrate in their speeches a critical sense in relation to the environment
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12679
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Rainei Rodrigues Jadejiski.pdf2019 - Rainei Rodrigues Jadejiski1.57 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.