Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12643
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVarnier, Eduardo
dc.date.accessioned2023-12-22T02:14:52Z-
dc.date.available2023-12-22T02:14:52Z-
dc.date.issued2021-04-30
dc.identifier.citationVARNIER, Eduardo. Egressos do curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente: relação do saber de famílias campesinas com o conhecimento científico. 2021. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12643-
dc.description.abstractAs relações entre a teoria e a prática permeiam as preocupações de diferentes autores que buscam, sobretudo, compreender como estes conceitos se entrelaçam ou se separam. Inicialmente, pode-se pensar que são conceitos antagônicos, mas uma análise mais profunda pode revelar que coexistem numa relação dialética, e na maioria das vezes se apresentam como complementares. Nesta perspectiva, objetiva-se identificar as percepções dos egressos do curso Técnico em Agropecuária modalidade subsequente, sobre as suas próprias possibilidades de aplicação de conhecimentos científicos, obtidos durante o curso, e de influenciar as práticas agrícolas das famílias. Para tanto, optou-se por uma abordagem qualitativa visto que esta preocupa-se com o conhecimento aprofundado de uma realidade e compreender os fenômenos sociais estudados a partir da perspectiva dos sujeitos. Infere-se que teoria e prática se relacionam continuamente no cotidiano dos egressos tanto na vida profissional como pessoal. A partir dos conhecimentos obtidos no curso em Técnico em Agropecuária, os egressos conseguiram se inserir no mercado de trabalho e melhorar a vida de suas famílias na medida em que conseguem compartilhar conhecimentos e a trocar experiências que favorecem obter maior produtividade em suas atividades. No entanto, para o novo, a teoria é subsídio primordial visto que pelo fato de não terem um conhecimento empírico anterior, buscam informações que possam determinar melhores resultados. Isto posto, tem-se como respondidos os problemas propostos para esta pesquisa visto que o conhecimento teórico obtido no curso técnico em Agropecuária é aplicado no exercício profissional dos egressos e no dia-a-dia de suas vidas cotidianas quando na fala dos mesmos ratificou-se que tudo o que aprenderam é utilizado por eles, mesmo que não em sua totalidade, eles servem para defini-los como profissionais. A educação técnica favorece uma prática mais eficiente e a prática fornece subsídios para a construção e o aperfeiçoamento de um conjunto de conhecimentos teóricos, na medida em que os egressos conseguem fazer uso das inovações baseando-se no saber acumulado, vivendo dúvidas e incertezas, mas com capacidade para distinguir o que deve permanecer na prática.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCurso técnico em Agropecuária - Modalidade subsequente - Ifespor
dc.subjectAprendizagem em agropecuáriapor
dc.subjectAgricultura familiarpor
dc.subjectTechnical course in Agriculture - Subsequent modality - Ifeseng
dc.subjectApprenticeship in agricultureeng
dc.subjectFamily farmingeng
dc.titleEgressos do curso técnico em Agropecuária na modalidade subsequente: relação do saber de famílias campesinas com o conhecimento científicopor
dc.title.alternativeGraduates of the technical course in Agriculture in the subsequent modality: relationship between the knowledge of peasant families and scientific knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe relationships between theory and practice permeate the concerns of different authors who seek, above all, to understand how these concepts intertwine or separate. Initially, it can be thought that they are antagonistic concepts, but a deeper analysis may reveal that they coexist in a dialectical relationship, and in most cases they are presented as complementary. In this perspective, the objective is to identify the perceptions of the graduates of the Technical Course in Agricultural and Livestock subsequent modality, about their own possibilities of applying scientific knowledge, obtained during the course, and of influencing the agricultural practices of families. To this end, we opted for a qualitative approach since it is concerned with the in-depth knowledge of a reality and understanding the social phenomena studied from the perspective of the subjects. It is inferred that theory and practice are continuously related in the daily life of graduates both in professional and personal life. Based on the knowledge obtained in the Agricultural Technician course, graduates were able to enter the job market and improve the lives of their families as they were able to share knowledge and exchange experiences that favor greater productivity in their activities. However, for the new, the theory is a fundamental subsidy since, due to the fact that they do not have previous empirical knowledge, they seek information that can determine better results. That said, the problems proposed for this research have been answered, since the theoretical knowledge obtained in the technical course in Agriculture is applied in the professional exercise of the graduates and in their day-to-day daily lives when in their speech it was ratified. although everything they have learned is used by them, even if not in its entirety, they serve to define them as professionals. Technical education favors a more efficient practice and the practice provides subsidies for the construction and improvement of a set of theoretical knowledge, as graduates are able to make use of innovations based on accumulated knowledge, experiencing doubts and uncertainties, but able to distinguish what should remain in practice.eng
dc.contributor.advisor1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.advisor1ID019.873.711-43por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057por
dc.contributor.referee1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.referee2Abboud, Antonio Carlos de Souza
dc.contributor.referee3Jesus, Vanessa Pereira de
dc.creator.ID084.649.427-29por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5514861780569384por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAGUIAR, Teresinha de Jesus Alves de; MONTEIRO, Maria do Socorro Lira. Modelo agrícola e desenvolvimento sustentável: a ocupação do cerrado piauiense. Ambient. soc., Campinas, v. 8, n. 2, p. 161-178, Dec. 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 753X2005000200009&lng=en&nrm=iso> Acesso em 16. jan. 2020. AGRA, Nadine Gualberto; SANTOS, Robério Ferreira dos. Agricultura brasileira: situação atual e perspectivas de desenvolvimento. Anais do XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia. Recife, 2001. Disponível em: <http://www.gp.usp.br/files/denru_agribrasil.pdf>. Acessado em: 16. jan. 2020. ALMEIDA, J. Da ideologia do progresso à ideia de desenvolvimento rural sustentável. In: ALMEIDA, J.; NAVARRO, Z. Reconstruindo a agricultura: ideias e ideais na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável. Porto Alegre: UFRGS, 1997. p. 33- 45. Apud MATOS, Patrícia Francisca; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. A modernização da agricultura no Brasil e os novos usos do território. Geo UERJ - Ano 13, nº. 22, v. 2, 2º semestre de 2011 p. 290-322 - ISSN 1981-9021. Disponível em:<file:///C:/Users/Administrador/Documents/2456-9242-1- PB%20Agricultura%20anos%2050.pdf> Acesso em: 15 jan. 2020. ALVES, E. et. al. Êxodo e sua contribuição à urbanização de 1950 a 2010. Revista de Política Agrícola (Embrapa). Ano XX – nº 2 – Abr./Maio/Jun. 2011. AMARAL, Luis. História geral da agricultura brasileira – No tríplice aspecto: políticosocial- econômico. São Paulo Editora S.A. São Paulo, 1958. Disponível em<http://www.brasiliana.com.br/obras/historia-geral-da-agricultura-brasileirav1/ preambulo/7/texto> Acesso em: 10 nov. 2018. ARANHA, M. L. A. Filosofia da Educação. 3 ed. rev. e amp. São Paulo: Moderna, 2006. ARANHA, H. L.; MARTINS, M. H. P. Filosofando. Introdução à Filosofia. São Paulo. Moderna 2013. ARROYO, Miguel Gonzalez; CALDART, Roseli Salete; MOLINA, Mônica Castagna. Por uma educação do campo. 5.ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2011. AUSUBEL, D. Et al. Psicologia Educacional. 2. Ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. AUSUBEL, D.. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. BACHELARD, Gaston. O Materialismo Racional. Rio de Janeiro: Edições 70, 1990. (Cap. Conhecimento comum e conhecimento científico). BALDINO, José Maria; ALMEIDA, Maria Zaneide Carneiro Magalhães de. Educação e realidade contemporânea. (Organizadores). Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011 ___________________. A formação do Espírito Científico. 5 ed.. Rio de Janeiro: Contraponto, 2005. BAPTISTA, Geilsa Costa Santos; NETO, Eraldo Medeiros Costa; e VALVERDE, Maria Celeste Costa. Diálogo entre concepções prévias dos estudantes e conhecimento científico escolar: relações sobre os Amphisbaenia. In: Revista Iberoamericana de Educación, n.º 47/2, octubre, 2008 BOOTH, Wayne C.; COLOMB, Gregory G.; WILLIAMS, Joseph M. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2008. BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. 9 ed. Campinas: Papirus, 2008. BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil. Tradução de Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. BRASIL. Lei nº 11.326, de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004- 2006/2006/Lei/L11326.htm> Acesso em 10 nov. 2018. BRASIL. MEC. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Campus Itapina– ES, 2012. Disponível em: http://itapina.ifes.edu.br/index.php/o-campus-itapina. Acesso em: 16 de março de 2018. BRASIL. Instituto Federal do Espírito Santo. Sobre o Campus. Disponível em: http://itapina.ifes.edu.br/index.php/o-campus-itapina. Acesso em: 16 de março de 2018. BRASIL. Lei Darcy Ribeiro (1996). LDB: Diretizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9.394, de 1996 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; e legislação correlata. 2.ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2001. BRASIL. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina. 2012. Disponível em <https://itapina.ifes.edu.br/images/stories/Cursos_tecnicos/Projetos_cursos/PCTecnico_AgpS _Itapina.pdf> Acesso em: 10 dez. 2018. BRASIL. CNCT - Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. 3. ed. (Resolução CNE/CEB nº 01/2014). Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=77451- cnct-3a-edicao-pdf-1&category_slug=novembro-2017-pdf&Itemid=30192 > Acesso em: nov. 2019. BREGONCI, I. S.; PELISSARI, S. A. Escolha, preparo da área e plantio. Manual Técnico para a Cultura do café no estado do Espírito Santo. Vitória, ES: SEAG-ES, 1995. CALIARI, Rogério. A prática pedagógica da formação em Alternância. In: NOSELLA, Paolo. In: Diálogos interculturais em terras capixabas. FOERSTE, Erineu; BASSANI, Laura Maria; PAIXÃO, Muri; CALIARI, Rogério. Org. Vitória, ES: EDUFES, 2012. CALMON, Pedro. História Social do Brasil - espírito da sociedade colonial. Brasiliana Eletrônica. Disponível em:< http://www.brasiliana.com.br/obras/o-problema-da-alimentacaono- brasil/preambulo/3/texto> Acesso em: 5 de nov. 2018. CAMPOS, Glênio Wilson de; ALMEIDA, Alecsandra de. Extensão Rural: Dos livros que a gente lê à realidade que ninguém vê! Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2006. CANDAU, V. Mª F.(org). Sociedade, Educação e Cultura(s). Questões e propostas. Petrópolis: Vozes, 2002. CARNETI, Luiz Augusto Batista; NAPP, Cristina Napp. Relação teoria e prática no curso técnico em agropecuária do IFRS – Câmpus Sertão. 2011. Disponível em: <http://coral.ufsm.br/sifedocregional/images/Anais/Eixo%2005/Luiz%20Augusto%20Batista %20Carneti%20e%20Cristina%20Napp.pdf> Acesso em: 20 jan. 2020. CASTRO, Josué de. O problema da alimentação no Brasil – Seu estudo fisiológico. Brasiliana. Vol. 29. Biblioteca Pedagógica Brasileira. Companhia Editora Nacional. São Paulo. Rio de Janeiro. Recife. Porto Alegre. 1939. In: Brasiliana Eletrônica. Disponível em:<http://www.brasiliana.com.br/obras/o-problema-da-alimentacao-no brasil/preambulo/3/texto> Acesso em: 20 de out. 2018. CASTRO, Éden Santos. A Classe multisseriada: um espaço de garantia de direito. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 12, Vol. 06, pp. 44 -59 Dezembro de 2018. Disponível em:< https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/garantia-de-direito> Acesso em: 20 de set. 2019. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 14. Ed. São Paulo: Ática, 2019. CONTINI, Elisio. GASQUES, José Garcia. LEONARDI, Renato Barros de Aguiar. BASTOS, Eliana Teles. Evolução recente e tendências do agronegócio. Revista de Política Agrícola. Ano XV – Nº 1 – Jan./Fev./Mar. 2006. Disponivel em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/62803/1/Evolucao-recente-etendencias- do-agronegocio.pdf> Acesso em: jan. 2019. DELORS, Jacques. Educação um tesouro a descobrir. Brasília: Cortez, 2018. Dicio, Dicionário Online de Português. Porto: 7 Graus, 2020. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/sobre.html> Acesso em: jul. 2020. DRIVER, R., ERICKSON, G.. “Theories into action: some theoretical and empirical issues in the study of students conceptual frameworks in Science”. In: Studies in Science Education, n.10, p.37-70, 1983. DRIVER, R.. “Psicologia Cognoscitiva y Esquemas Conceptuales de los Alumnos”. In: Enseñansa de las Ciências, v 4, n 1, 1986. FERRÃO, R. G. et al. Café conilon: técnicas de produção com variedades melhoradas. 4. ed. revisada e ampliada. Vitória, ES: Incaper, 2012. FIGARO, Roseli. A triangulação metodológica em pesquisas sobre a Comunicação no mundo do trabalho. Figaro, Roseli. Universidade de São Paulo, Brasil. 2014. Disponível em: <http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/biblioteca/acervo/producaoacademica/ 002661804.pdf> Acesso em: jan. 2020. FLEURI, Reinaldo Matias. Educar para quê? Contra o autoritarismo da relação pedagógica na escola. (Biblioteca da educação. Série 1. Escola; v.12). 5. ed. São Paulo: Cortez; Uberlândia, MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 1991. FONSECA, Aymbiré Francisco Almeida da. FERRÃO, Maria Amélia Gava. FERRÃO, Romário Gava. Vantagens e riscos no uso de mudas clonais de Coffea canephora. Visão agrícola. nº12 jan./ jul. 2013. Disponível em: <https://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va12-melhoramentogenetico04.pdf> Acesso em jan. 2020. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011. GADOTTI, Moacir. Educação e poder - introdução à pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez, 2012. GAMBOA, Sílvio Sanchez. Teoria e prática: uma relação dinâmica e contraditória. Motrivivência, Florianópolis, n. 8, p. 31-45, jan. 1995. ISSN 2175-8042. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/22595>. Acesso em: 10 maio 2019. GOMES, R. et al. Organização, processamento, análise e interpretação de dados: o desafio da triangulação. In: MINAYO, M. C. S.; ASSIS, S. G.; SOUZA, E. R. (Org.). Avaliação por triangulação de métodos: Abordagem de Programas Sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2010. GUANZIROLI, Carlos Enrique; CARDIM, Silvia Elizabeth de C. S. Novo retrato da agricultura familiar - O Brasil redescoberto. Projeto de Cooperação Técnica INCRA / FAO. Brasília, fevereiro de 2000. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/recursos/novoretratoID-3iTs4E7R59.pdf> Acesso em 10 fev. 2019. GUANZIROLI, Carlos Enrique; BUAINAIN, Antonio Marcio; DI SABBATO, Alberto. Dez anos de evolução da agricultura familiar no Brasil: (1996 e 2006). Rev. Econ. Sociol. Rural. Brasília, v. 50, n. 2, p. 351-370, June 2012. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 20032012000200009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 17 jan. 2019. IFES. Institucional. Sobre o Campus. Instituto Federal do Espírito Santo. Campus Itapina. Ministério da Educação. Disponível em: <https://itapina.ifes.edu.br/index.php/o-campusitapina> Acesso em: set. 2018. IFES. Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agropecuária Subsequente ao Ensino Médio. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Itapina. Disponível em: <https://itapina.ifes.edu.br/images/stories/Cursos_tecnicos/Projetos_cursos/PCTecnico_AgpS _Itapina.pdf> Acesso em: jan. 2020. INCAPER. Cafeicultura. Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Disponível em: < https://incaper.es.gov.br/cafeicultura (conilon)> Acesso em: jan. 2020. KOLLER, Cláudio Adalberto. A perspectiva histórica da criação da Escola Agrotécnica de Rio do Sul e sua relação como o modelo agrícola convencional. 2003. Dissertação. Mestrado em Agroecossistemas. Universidade Federal De Santa Catarina. Disponível em: < http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84913> Acesso em: jul. 2019. KOYRÉ, A. Estudos de História do Pensamento Científico. São Paulo: Forense Universitária, 1982 KUBRUSLY, Ricardo S.. Uma Viagem Informal ao Teorema de Gödel ou (O preço da matemática é o eterno matemático). Disponível em: <http://www.dmm.im.ufrj.br/~risk>, Rio, 2000; Acesso em jan., 2021. KULLOK, Maisa Gomes Brandão (Org.). Relação professor-aluno: contribuições à prática pedagógica. Maceió: EDUFAL; Brasília, DF: INEP, 2002. LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U, 2017. MARTINS, Ana Luzia. Império do Café: a grande lavoura no Brasil, 1850 a 1890. 16. ed. São Paulo: Atual, 2009. MATOS, Patrícia Francisca; PESSÔA, Vera Lúcia Salazar. A modernização da agricultura no Brasil e os novos usos do território. Geo UERJ. Ano 13, nº. 22, v. 2, 2º semestre de 2011 p. 290-322 - ISSN 1981-9021. Disponível em: http://www.epublicacoes. uerj.br/index.php/geouerj. Acesso em mar. 2020. MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração. Da Escola Científica à Competitividade em Economia Globalizada. São Paulo: Atlas, 2002. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Resolução CNE/CEB, n. 06, 20 de dezembro de 2012. MEKSENAS, Paulo. Sociologia da educação: introdução ao estudo da escola no processo de transformação social. São Paulo: Edições Loyola, 2012. MORAES, Maria Cândida. O Paradigma Educacional Emergente. 16. ed. Campinas: Papirus, 2012. MORAIS, Jaciária de Medeiros; SOUZA, Ana Paula; COSTA, Temilson. A relação teoria e prática: investigando as compreensões de professores que atuam na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S.l.], v. 1, n. 12, p. 111-124, jun. 2017. ISSN 2447-1801. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/5720>. Acesso em: 21 mar. 2019, p. 113. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Brasília: Cortez, 2011. MORTIMER, E. F. Construtivismo, mudança conceitual e ensino de ciências: para onde vamos?”. In: Investigações em Ensino de Ciências, vol. 1, n.0 1, 1996 _________."Conceptual change or conceptual profile change?". In: Science & Education, v 4, n 3, 1995. NAVARRO, Zander. Desenvolvimento rural no Brasil: os limites do passado e os caminhos do futuro. Estud. av., São Paulo , v. 15, n. 43, p. 83-100, Dec. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 40142001000300009&lng=en&nrm=iso>. Accesso em: mar. 2020. NOSELLA, Paolo. In: Diálogos interculturais em terras capixabas. FOERSTE, Erineu; BASSANI, Laura Maria; PAIXÃO, Muri; CALIARI, Rogério. Org. Vitória, ES: EDUFES, 2012. NUNES, C. A. Aprendendo Filosofia. 20 ed. Coleção Educar Aprendendo – Série Educando. Campinas, SP: Papirus, 2012. OLIVEIRA, Ivone Boechat. A educação e a qualidade de vida. Revista Visão Missionária, Rio de Janeiro, RJ: UFMBB, 1999. OSBORNE, R., WITTROCK, C.. Learning science: a generative process. In: Science Education, v.67, n.4, p.489-508, 1983. PDI. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2 – 2024/1. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo. 2019. Disponível em: < https://prodi.ifes.edu.br/images/stories/Minuta_do_PDI_2019_2_a_2024_1.pdf> Acesso em mar. 2020. PEREIRA, Ireneu Gonçalves. Escola de Ensino Fundamental Assentamento União: Origem, trajetória e aspectos pedagógicos. In: Diálogos interculturais em terras capixabas. FOERSTE, Erineu; BASSANI, Laura Maria; PAIXÃO, Muri; CALIARI, Rogério. Org. Vitória, ES: EDUFES, 2012. PEREIRA, Luiz Augusto Caldas. A Rede Federal de Educação Tecnológica e o desenvolvimento local. Luiz Augusto Caldas Pereira. 2003. 114 f. Dissertação de Mestrado em Planejamento Regional e Gestão de Cidades. Universidade Candido Mendes. Campos. Campos dos Goytacazes, RJ, 2003. Disponível em: <https://cidades.ucam-campos.br/wpcontent/ uploads/2012/10/luiz_augusto_caldas_pereira.pdf> Acesso em: jan. 2020. PERRENOUD, Philippe. A prática reflexiva no oficio de professor. Profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: ARTMED, 2002. PILETTI, Claudino; PILETTI, Nelson. Filosofia e História da Educação. 15. ed. São Paulo: Ática, 2004. PIZOLOTTO, Maira Fátima. Estudos organizacionais: abordagem estrutural e humanista / Maira Fátima Pizolotto, Marivane da Silva. (Coleção educação a distância. Série livro-texto). Ijuí : Ed. Unijuí, 2012. POSNER, G. et al. “Accommodation of a scientific conception: toward a theory of conceptual change”. In: Science Education, v.66, n. 2, p.221-227, 1982. RIBEIRO, Marlene Ribeiro. Reforma agrária, trabalho agrícola e educação rural: desvelando conexões históricas da educação do campo. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 1, p. 79-100, jan./mar. 2015. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/ep/v41n1/1517-9702-ep-1517- 97022014111587.pdf> Acesso em: jan. 2020. RODRIGUES, Neidson. Da Mistificação da Escola a Escola Necessária. 1. ed. -São Paulo- Cortez,2003. RÖLKE, Helmar. Raízes da Imigração Alemã – história e cultura alemã no Estado do Espírito Santo. Vitória (ES): Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil: (1930/1973) 36 ed. Petropólis, RJ: Vozes, 2010. ROSA, Carlos Augusto de Proença. História da Ciência – A Ciência Moderna. 2 ed.. Vol. II, Tomo I. Brasília: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012. RUFINO, J. L. dos S. Origem e Conceito de Agronegócio. Informe Agropecuário. jul./ago. v 20. n 199. Belo Horizonte: EPAMIG, 1999. SANTOS, Oder José. Fundamentos sociológicos da educação. Belo Horizonte, FUMEC, 2005. SANTOS, Robson. Trabalho e educação entre jovens de 15 a 29 anos residentes no campo: desafios à ampliação da escolaridade. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Rev. bras. Estud. pedagog., Brasília, v. 98, n. 250, p. 596-623, set./dez. 2017. Disponível em <https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i250.2982> Acesso em 20 out. 2020. SAVIANI, D. Escola e Democracia – Polêmicas de nosso tempo. V. 5. 30. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1995. SEAG. ESPÍRITO SANTO (ESTADO). SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA. Transformações da agricultura capixaba: 50 anos. Gilmar Gusmão Dadalto, Antonio Elias Souza da Silva, Enio Bergoli da Costa, Pedro Arlindo Oliveira Galvêas, Wolmar Roque Loss. Vitória, ES: Cedagro; Incaper; Seag, 2016. SEAG. ESPÍRITO SANTO (ESTADO). SECRETARIA DE ESTADO DA AGRICULTURA. Plano estratégico de desenvolvimento da agricultura capixaba: Novo PEDEAG 2007- 2025 (CD00194/2008). Vitória, ES: SEAG, 2008. SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação: o desafio do pensar a educação nos países e comunidades lusófonas. Cortez: São Paulo, 2011. SCHNETZIER, Roseli Pacheco. Construção do Conhecimento e Ensino de Ciências. In: Em Aberto, Brasília, ano 11, nº 55, jul./set. 1992: 16-23 SCHÖN, D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. trad. Roberto Cataldo Costa – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. SOARES, Manoel de Jesus A. As Escolas de Aprendizes Artífices e suas fontes inspiradoras. Fórum educacional. v. 5, n. 4, p. 69-77, out./dez. 1981. Disponível em < http://sb.fgv.br/catalogo-sp/index.asp?codigo_sophia=22030> Acesso em 20 jan. 2019. SOUZA, Anderson Barbosa de. Notas sobre agricultura familiar e sustentabilidade. Revista do Departamento de Geografia – UFRJ. Rio de Janeiro, p. 33-45. 1 semestre 2002. TAFNER, Paulo. Brasil: o estado de uma nação – mercado de trabalho, emprego e informalidade. Rio de Janeiro: IPEA, 2006. TRENTO, Angelo. Do outro lado do Atlântico: um século de imigração italiana no Brasil. São. Paulo: Nobel. 1989. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. VIEIRA FILHO, José Eustáquio Ribeiro; VIEIRA, Adriana Carvalho Pinto [et al.]. Diagnóstico e desafios da agricultura brasileira. Rio de Janeiro: IPEA, 2019. VYGOTSKY, Lev. S. A formação social da mente. 6.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72662/2021%20-%20Eduardo%20Varnier.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6448
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-03-21T17:42:34Z No. of bitstreams: 1 2021 - Eduardo Varnier.Pdf: 2502837 bytes, checksum: 06b8647549d5fe6c7d0cfe53f4f9f772 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-21T17:42:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Eduardo Varnier.Pdf: 2502837 bytes, checksum: 06b8647549d5fe6c7d0cfe53f4f9f772 (MD5) Previous issue date: 2021-04-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Eduardo Varnier.Pdf2.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.