Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12292
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação e sustentabilidade: o ensino de biologia como instrumento de conscientização ambiental
Other Titles: Education and sustainability: the teaching of biology as an instrument of environmental awareness
Authors: Diniz, Eleonir
Orientador(a): Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Primeiro membro da banca: Mizuguchi, Nedda Garcia Rosa
Segundo membro da banca: Magalhães, Luís Mauro Sampaio
Terceiro membro da banca: Pereira, Isabel Brasil
Keywords: Educação ambiental;Ensino;Interdisciplinar;Environmental education;Teaching;Interdisciplinar
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 9-Apr-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: DINIZ, Eleonir. Educação e sustentabilidade: o ensino de biologia como instrumento de conscientização ambiental. 2015. 74 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2011.
Abstract: Este estudo tem como tema a educação e sustentabilidade: o ensino de biologia como instrumento de conscientização ambiental. É resultado de um Projeto Interdisciplinar desenvolvido nas aulas de Biologia, no IFFarroupilha – Campus Santo Augusto, no segundo semestre de 2009, onde pretende desenvolver uma experiência de contextualização e integração dos saberes, a partir de viagens de estudo e discussão de temas relacionados as nascentes do Rio Turvo, rio que cruza os municípios de origem dos alunos do Curso de Técnico em Agropecuária. Esta análise também proporciona a descoberta do que está por trás dos conteúdos manifestos, indo além das aparências do que está sendo comunicado. Conclui-se que os alunos tiveram um avanço significativo no processo de aprendizagem, desenvolvendo capacidade de observação, experimentação e análise do tema em questão, demonstrando comprometimento e realização com as descobertas, bem como, mobilizou-se o grupo de professores no sentido de planejar e avaliar os componentes curriculares sob outra perspectiva.
Abstract: This study has as its theme the education and sustainability: the teaching of biology , no IFFarroupilha – Campus Santo Augusto, as an instrument of environmental awareness. Is the result of an Interdisciplinary Project developed in health class, in the second half of 2009, where the aim was to develop an experience of contextualization and integration of knowledge from field trips and discussion of themes related the Turvo River Springs, river that crosses the municipalities of origin of the students of the Technical course in agriculture. This analysis also provides the discovery of what is behind the manifest content, going beyond the appearances of what is being communicated. It is concluded that the students had a significant advance in the process of learning, developing powers of observation, experimentation and analysis of the issue at hand, demonstrating commitment and achievement with the discoveries, as well as, mobilized the Group of teachers to plan and assess curriculum components under a different perspective.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12292
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Eleonir Diniz.pdfDocumento principal6.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.