Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5513
Tipo do documento: TCC
Title: Metodologia da problematização e conceitos sobre o meio ambiente: múltiplos olhares sobre meio ambiente em um colégio de Paracambi - RJ
Authors: Ohara, Willian Yudi
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Matos, Bruno Vieira
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira;Giovanelli, Alexandre;Oliveira, Valéria Marques de;Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Keywords: Conceitos prévios;Ensino de ciências;Natureza;Educação ambiental
Issue Date: 2013
Abstract: Um dos pontos marcantes do ensino de ciências e biologia é um crescente questionamento sobre o consumismo e a degradação do meio ambiente. No entanto, muitas vezes deixamos de questionar essas informações que são passadas e repetimos frases feitas sem questionar o seu motivo. Com base nessa questão surge à proposta do presente trabalho, que tem como objetivo levantar uma discussão sobre o meio ambiente e problemas socioambientais por meio da metodologia da problematização. O presente trabalho ocorreu na Escola Municipal Professora Odete Teixeira da Silva no município de Paracambi-RJ, e atendeu os alunos da turma do 7° ano. Durante sua aplicação tratamos da importância da educação ambiental nos dias atuais e a interação homem e natureza. O Método da Problematização permitiu uma análise qualitativa e um questionamento da realidade. O trabalho contou com 27 alunos e a participação do Professor de Ciência. Os dados coletados foram registrados no diário de campo e por meio de gravação de áudio. Os resultados apontam que os alunos possuem informações e noções sobre as questões socioambientais, mas esses conhecimentos se encontram fragmentados e desarticulados. Foi perceptível também a confusão entre os problemas ambientais causados pela degradação do homem ao meio ambiente e aqueles relacionados aos fenômenos geológicos, tais como terremotos e erupções vulcânicas. Essas dificuldades mostram uma carência da educação ambiental em questionar as questões socioambientais de forma interligada com a sociedade e o cotidiano do aluno, e relacionar os conteúdos com questões atuais de grande relevância.
Abstract: One of the points of teaching science and biology is a growing questioning of consumerism and environmental degradation. Yet we often fail to question this information being passed by repeated phrases without disagree of the origin. Based on this question arises the proposal of this work, which objective is to raise a discussion on the environment and environmental issues through a workshop using the Method of Problematization. This study took place at the School City Professor Odete Teixeira da Silva in Paracambi-RJ and met students in a class 7th year. During your application the work treat the importance of environmental education in the present day and the interaction between man and nature. The Method of Problematization allows a qualitative analysis and questioning of reality. The work included 27 students and the participation of Professor Science. Collected data were recorded in the field diary and through audio recording. The results show that students have information and ideas about social and environmental issues, but these skills are fragmented and disjointed. It was perceived confusion among environmental problems caused by the degradation of man to the environment and those related to geological phenomena such as earthquakes and vulcanic eruptions. These difficulties show a failing of environmental education in challenging social and environmental issues in an interconnected with society and the daily life of the student, and relate the content with actual issues of great relevance.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5513
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Willian Yudi Ohara.pdf1.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.