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Tipo do documento: TCC
Title: Percepção ambiental sobre biodiversidade com alunos do 9º ano do Caic Paulo Darcoso Filho
Authors: Viana, Amanda de Oliveira
Oliveira, Valéria Marques de
Oliveira, Valéria Marques de;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Keywords: Educação ambiental;Percepção ambiental;Biodiversidade
Issue Date: Jun-2014
Abstract: O descobrimento e consequente exploração da América, a revolução industrial e o crescimento populacional são alguns fatores que geraram degradação da natureza. Os movimentos ecológicos, surgidos na década de 70 deram origem à educação ambiental. Esta iniciou como simples divulgação dos problemas ambientais, adentrou de fato no campo da educação e o objetivo passou a ser a formação de um sujeito consciente e crítico. Nosso problema de pesquisa é conhecer a percepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental com o tema biodiversidade. Os objetivos que se delineiam são: conhecer o que esses alunos entendem por biodiversidade; avaliar se a julgam importante, e verificar se a julgam como algo próximo ou distante deles. Os sujeitos do estudo foram 28 alunos do 9º ano do ensino fundamental do CAIC Paulo Darcoso Filho, em Seropédica, RJ. Foi aplicado um questionário com duas turmas do nono ano do ensino fundamental. Também foi utilizado como método complementar, a leitura crítica do Projeto Político Pedagógico do colégio, a fim de verificar se a educação ambiental estava contemplada nos projetos da escola. Para análise, as respostas dos questionários foram classificadas como: satisfatórias, se apresentavam os três aspectos da biodiversidade – diversidade, variabilidade e relações ecológicas; duplas, se misturavam o conceito de diversidade biológica com social; restritas, se apresentavam um ou poucos aspectos da biodiversidade; ou amplas, quando incluíam uma visão ecossistêmica.Dos 28 alunos, 50% apresentaram respostas restritas, 43% apresentaram respostas duplas e 7% deram respostas consideradas amplas. Na turma A, 75% das respostas foram duplas, 12,5% amplas e 12,5% restritas. Na turma B, 100% das respostas foram consideradas restritas. A maioria dos alunosentendeu que biodiversidade se trata de diversidade de espécies. Os alunos tiveram muita dificuldade em enxergar a biodiversidade no seu dia-a-dia, apenas 21% dos alunos fizeram essa associação. Todos os alunos concordaram que a biodiversidade era importante, embora 43% dos alunos estivessem se referindo à diversidade social. Na mesmaquestãofoi pedido que eles dessem exemplos dessa importância. Com isso, pode-se observar que embora os alunos dessem importância para a biodiversidade, eles não sabiam explicar satisfatoriamente o porquê dessa importância. Quanto aos projetos escolares presentes no Projeto Político Pedagógico, contemplam as necessidades relativas à educação ambiental.
Abstract: The discovery and subsequent exploration of America, the industrial revolution and population growth are some factors of degradation of nature. The ecological movements, arisen in the 70's, led to environmental education. This started as a simple disclosure of environmental problems, in fact entered in the field of education as a matter and became concerned with the formation of a conscious and critical subject. Our research problem is the perception of the students in the ninth grade of elementary school about the biodiversitytheme. The goals were: investigate what these students think about biodiversity; assess their judgment about the importance of this theme, and check their opinion of the biodiversity as something distant or near them. The study subjects were 28 students in the 9th grade of elementary school the CAIC Darcoso Paulo Filho in Seropédica, RJ. A questionnaire was applied with two classes. As a complementary method, it was also used critical reading of the Political Pedagogical Project of the College in order to verify that environmental education was contemplated in school projects. For analysis, the responses to the questionnaires were classified as: satisfactory, if presented the three aspects of biodiversity-diversity, variability and ecological relationships; confused, mingled with social biological diversity; restricted, if presented one or a few aspects of biodiversity; or large, when included an ecosystem vision. Of the 28 students, 43% were confused responses, 7% gave answers considered large and 50% restricted. In class A, 75% were confused answers, 12.5% are large, and 12.5% restricted. In class B, 100% of the responses were considered restricted. Many students were confused by the concept of biodiversity, in general, seem to have understood that it was species diversity. The students had a lot of difficulty seeing the biodiversity in their daily life, only 21% of students made this association. All students agreed that biodiversity was important, while 43% of students were referring to social diversity. In the same issue, they were asked to give examples of this importance. Thus, it can be observed that although the students gave importance to biodiversity, they didn’t know how to explain in a satisfactorily way why its importance. Theschool projects present in Political Pedagogical Project, seem to contemplate the needs for environmental education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5423
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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