Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/542
Title: A geografia do sagrado: a inserção do Recôncavo da Guanabara no império português por intermédio do catolicismo no século XVIII
Authors: Carvalho, Live França de
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Álvaro Pereira
metadata.dc.contributor.members: Nascimento, Álvaro Pereira
Santos, Beatriz Catão Cruz
Barros, José Costa D' Assunção
Keywords: Catolicismo - Baixada Fluminense (RJ)
Maria, Virgem, Santa e a Igreja
Santos cristãos - Culto
Issue Date: 2010
Citation: CARVALHO, Live França de. A geografia do sagrado: a inserção do Recôncavo da Guanabara no império português por intermédio do catolicismo no século XVIII. 2010. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2010.
Abstract: Este trabalho propõe o estudo de práticas religiosas de origem católica no Recôncavo da Guanabara, atual Baixada Fluminense, no século XVIII. Deu-se preferência à transcrição e à análise de documentos da Cúria Metropolitana do Rio de Janeiro, especificamente os Breves apostólicos referentes a pedidos de oratórios privados e altares privilegiados. Desta forma, foi possível relacionar as informações dos breves apostólicos às informações retiradas das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia (1707) e das Visitas Pastorais do Monsenhor Pizarro (1794). Houve a possibilidade, a partir da análise bibliográfica e documental, de demonstrar a inserção do Recôncavo da Guanabara, no século XVIII, no Império português, por meio das tentativas em criar e manter práticas católicas nas capelas da região. Estas práticas religiosas resultariam na ocupação da região pelo estímulo à devoção, numa espécie de “geografia do sagrado”. Como parte desta geografia, discute-se a relação entre santos e devotos vivenciada no Recôncavo da Guanabara, sobretudo, pelo culto mariano, considerando que a maior parte das capelas, assim como os ornamentos que a compunham seriam utilizados e mantidos em nome da virgem Maria.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/542
Appears in Collections:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CARVALHO, Live França de 2010.pdf448,55 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.