Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5364
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.contributor.advisorSilva, Ivo Abraão Araújo da-
dc.contributor.authorGuarnier, Gabriella Bragrança-
dc.date.accessioned2021-02-05T12:40:46Z-
dc.date.available2021-02-05T12:40:46Z-
dc.date.issued2018-07-04-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/5364-
dc.description.abstractDadas as problemáticas socioambientais encontradas no século XXI, a relação ser humano/meio ambiente é algo que precisa de uma abordagem crítica e emancipatória em espaços formais e não formais de ensino. Assim, a crise ambiental e a educação ambiental são alvo atualmente de muitas discussões. O objetivo da presente pesquisa é avaliar o uso da fotografia como recurso e mediação da percepção e interpretação ambiental, em um espaço não formal de ensino-aprendizagem e, também, verificar o nível de consciência e conhecimento dos problemas socioambientais dos estudantes de uma escola municipal de Seropédica –RJ. Para realização deste estudo foi utilizado o espaço não formal de uma praça pública com objetivo da tomada das fotografias em um espaço que envolve o cotidiano dos estudantes. A praça está localizada ao lado da escola onde os estudantes estudam e que foi realizada a pesquisa. Dezesseis estudantes do oitavo ano de escolaridade participaram da pesquisa, em seis etapas: i) Abordagem inicial, onde foi aplicado um questionário diagnóstico para avaliar as concepções iniciais e o perfil dos estudantes; ii) Realização de fotografias em um espaço não formal (praça púbica); iii) Entrevistas, em sala de aula, com os estudantes acerca das fotografias tomadas ao longo da atividade na praça; iv) Análise das entrevistas; v) Problematização e contextualização das fotografias em sala de aula, sendo que neste momento os estudantes produziram um cartaz expositivo com as fotografias tiradas. Os dados encontrados apontam que os estudantes possuem diferentes visões e percepções acerca do meio ambiente, com destaques para as condições estéticas dos elementos da praça, infraestrutura da mesma, além de questões socioambiental e elementos ecológicos fotografados e sua relação com os conteúdos escolares. Nesse sentido, concluiu-se que a fotografia é eficaz como instrumento para avaliar a percepção ambiental, e contribui como excelente recurso em atividades de sensibilização e reflexão socioambiental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectEspaço não formalpt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleA fotografia no ensino de ciências através de sua interação com a percepção ambiental e problematização do meio ambientept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersPinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersSantos, Ana Cristina Souza dos-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherGiven the environmental issues faced in the 21st century. The human x environment relationship needs a critical and emancipatory approach in formal and non-formal spaces of teaching. In that perspective, nowadays the environmental crises and environment education are targets of many debates. The goal of the present research is to evaluate the use of photography as a mediator of environmental perception and interpretation in a non-formal teaching-learning space, as well as to access the level of awareness and knowledge of the environmental problems of the locality around where the school is located, in the municipality of Seropédica -RJ. The research was carried out in a non-formal space. The public square located next to the school, so the students were in a space in which they were familiar with. Sixteen students from the eighth year of schooling participated in the research, which took place in six stages: i) Initial approach, in which a diagnostic questionnaire was applied to know the profile of the students; ii) Photographing in a non-formal teaching space (public square); iii) Interviews with students about the photographs taken in the classroom iv) Interview analysis; v) Problematization and contextualization of the photographs taken in the classroom, in which students produced an exhibition poster with the photographs taken. It was observed that the students have different visions and perceptions about the environment of the square, where the students emphasized the aesthetic conditions of the square elements, and it's infrastructure, besides the ecological and socioenvironmental importance of the elements photographed and their relation with the school contents. In this sense, it was concluded that photography is effective as an intermediary of environmental perception, and contributes as an excellent resource in activities of environmental awareness and reflection.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriella Bragança Guarnier - JUN 2018.pdf4.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.