Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/49
Title: Estudo sobre a Lei 10639/03 e sua implementação no Município de São João de Meriti a partir da análise do livro didático: sociedade em construção / história e cultura afro-brasileira – o negro na formação da sociedade brasileira
Authors: Gonçalves, Emanuelle dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Azevedo, Patrícia Bastos de
metadata.dc.contributor.members: Nascimento, Álvaro Pereira do
Carvalho, Carlos Roberto
Azevedo, Patrícia Bastos de
Keywords: Historiografia
Cultura afro-brasileira
Relações raciais
Negros - Brasil
Issue Date: 2015
Citation: GONÇALVES, Emanuelle dos Santos. Estudo sobre a lei 10639/03 e sua implementação no Município de São João de Meriti a partir da análise do livro didático: sociedade em construção / história e cultura afro brasileira – o negro na formação da sociedade brasileira. 2015. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2015.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar as abordagens historiográficas, as lutas do Movimento Negro Unificado e os caminhos que levaram a conquista da lei federal 10.639/03 que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino da educação básica do Brasil. Estudou-se os desafios e como tem ocorrido sua implementação, sobretudo, no município de São João de Meriti mostrando como a questão racial tem sido trabalhada no cotidiano escolar inclusive com a distribuição do livro didático Sociedade em Construção / História e Cultura Afro-brasileira – O negro na formação da sociedade brasileira. Esse material foi analisado percebendo-se uma linguagem densa, porém rica em seu conteúdo mostrando a agência do negro no processo histórico de nosso país. É possível concluir que mesmo com todas as medidas propostas pela Secretaria de Educação somente projetos irregulares e distribuição de material didático não é suficiente para uma efetiva implementação da lei. Faz- se necessário capacitação dos profissionais de educação com propostas onde todos os professores possam ter acesso a conhecimentos de como trabalhar a história e cultura Afro-brasileira em sala utilizando propostas significativas e também o material didático oferecido pela rede.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/49
Appears in Collections:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GONÇALVES, Emanuelle dos Santos 2015.pdf1,42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.