Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/383
Title: Eis que surge uma prefeitura: a Guarda Nacional, a política local e o município de Nova Iguaçu na Primeira República
Authors: Moraes, Adriano dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Nascimento, Álvaro Pereira do
metadata.dc.contributor.members: Nascimento, Álvaro Pereira do
Pinto, Surama Conde Sá
Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
Keywords: Nova Iguaçu (RJ) – História
Issue Date: 2012
Citation: MORAES, Adriano dos Santos. Eis que surge uma prefeitura: a Guarda Nacional, a política local e o município de Nova Iguaçu na Primeira República. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2012.
Abstract: Pretendemos estudar aqui o momento da criação da Guarda Nacional, em 1831, relacionando a instituição e sua existência com o município de Nova Iguaçu. A partir de sua criação, observarmos primeiramente seu caráter de inclusão e exclusão dentro de uma sociedade altamente hierarquizada, passando por seus processos de alistamento e influências políticas locais em contraste com o poder central, compreendendo suas transformações até o início de seu desprestígio, com a Guerra do Paraguai e a ascensão do Exército Brasileiro. Em seguida, estudamos a política de Nova Iguaçu no início da República brasileira, onde a influência da política coronelista, intimamente ligada à instituição da Guarda Nacional, se faz a todo tempo presente. O município iguaçuano, ao longo de toda sua história, passa por modificações oriundas de processos internos e externos. Em meio às tensões políticas da Primeira República, uma intervenção no município cria a prefeitura de Nova Iguaçu. A partir deste episódio, este trabalho pretende identificar as diversas interferências que permearam, tanto nos anos anteriores quanto posteriores, a criação do poder executivo municipal.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/383
Appears in Collections:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MORAES, Adriano dos Santos 2012.pdf264,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.