Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3286
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAzevedo, Patricia Bastos de-
dc.contributor.authorAugusto, Pedro Henrique Borges-
dc.date.accessioned2018-09-18T19:48:19Z-
dc.date.available2018-09-18T19:48:19Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationAUGUSTO, Pedro Henrique Borges. A narrativa didática da ditadura militar. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3286-
dc.description.abstractO texto a seguir é fruto do projeto de pesquisa em andamento, correspondente à área de Ensino de História, cujo recorte temporal é apresentado no fato histórico da trajetória republicana brasileira, compreendido entre 1964 até 1985, também denominado pela historiografia escolar como “Ditadura Militar”. O objetivo desse estudo é entender como este acontecimento é narrado na historiografia escolar. Nossas fontes serão dois livros didáticos da disciplina de História, tendo em vista como foco principal a descrição deste fato nos instrumentos didáticos, buscando perceber como se constitui esta narrativa, e se os livros didáticos dialogam com a historiografia acadêmica. Neste sentido buscaremos compreender as referências historiográficas usados na construção da narrativa escolar identificando semelhanças e diferenças entre as historiografias escolar e acadêmica. Os livros que serão usados nessa pesquisa serão “História Global: Brasil e Geral -. Volume 3” do Gilberto Cotrim 1 , o mesmo livro teve a primeira edição publicada em 2010 pela Editora Saraiva, e “História : o mundo por um fio: do século XX ao XXI - Volume 3” do autores Ronaldo Vainfas 2 , Sheila de Castro Faria 3 , Jorge Ferreira 4 e Georgina dos Santos 5 , sendo o livro publicado em sua primeira edição também em 2010, pela Editora Saraiva. A justificativa da seleção dos livros é apresentada pelo fato da primeira obra pertencer a um pesquisador, no qual não possui participação na academia de História, e a segunda obra ser escrita por membros da academia de História, sendo os mesmo professores e doutores na área histórica. Nesse contexto serão pesquisadas semelhanças e diferenças entre escritas, seleções e contatos com as fontes históricas, escolha e montagem das figuras em seus respectivos livros didáticos, além da articulação e diálogo entre fonte histórica, texto e figura relacionada ao fato histórico escolhido para essa pesquisa. Na parte metodológica será adotado como referencial teórico o historiador Carlo Ginzburg, no qual apresentará o Método Indiciário, por esse método será feita através da busca minuciosa do conteúdo textual, visual, além dos referenciais historiográficos utilizados pelos autores em cada livro didático citado, sobre o tema da Ditadura Militar, com objetivo de encontrar semelhanças e diferenças entre os livros citados, na questão da narrativa, do contato com as fontes produzidas pela academia histórica, e pela apresentação do conteúdo sobre o tema proposto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDitadurapt_BR
dc.subjectRegime Militarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleA narrativa didática da ditadura militarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersAzevedo, Patricia Bastos de-
dc.contributor.membersRibeiro, Regina Maria-
dc.contributor.membersBarros, José D’Assunção-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AUGUSTO, Pedro Henrique Borges. A narrativa didática da ditadura militar.pdf1.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.