Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorIshiba, Michelle Harumi-
dc.date.accessioned2018-08-23T15:15:17Z-
dc.date.available2018-08-23T15:15:17Z-
dc.date.issued2014-12-15-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3177-
dc.description.abstractEste trabalho de monografia de licenciatura em Ciências Biológicas revela uma nova perspectiva de como analisar as metodologias utilizadas pelos professores através de um ângulo diferente dos estudos tradicionais. Utilizando como instrumento de análise os cadernos de alunas da UFRRJ da turma de 2010-I, constatei dados que revelam pistas sobre o currículo do curso de Ciências Biológicas. Ao “garimpar” os cadernos de três alunas encontramos indícios referentes às metodologias utilizadas no cotidiano das aulas e dos componentes da matriz curricular por meio da percepção e construção das alunas. Avaliando as disciplinas nas quais as alunas tinham maiores dificuldades e, sendo assim, mais conteúdo escrito, pude verificar que a metodologia aplicada nessas disciplinas é fundamental para a aprendizagem das discentes. Sendo assim, o tipo de método e a maneira pela qual os professores dos respectivos conteúdos analisados ministram suas aulas influenciam diretamente na relação de ensino-aprendizagem dessas alunas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectCadernopt_BR
dc.title"O que está escrito em mim, comigo ficará guardado": o caderno como instrumento de análise curricular do curso de licenciatura em ciências biológicas da UFRRJpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersTavares, Daniele Aparecida de Lima-
dc.contributor.membersPinto, Benjamin Carvalho Teixeira-
dc.contributor.membersMizuguchi, Nedda Garcia Rosa-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThis degree monograph work in Biological Sciences reveals a new perspective on how to analyze the methodologies used by teachers through a different angle of the traditional studies . Using as an analytical tool the UFRRJ the students books of 2010 -I class , I found data that reveal clues about the Biological Sciences course curriculum . To " mine " the contract three students found some evidence of the methodologies used in the routine of classes and components of the curriculum through the perception and construction of the students . Assessing the courses in which the students have more difficulties and, therefore , more content written , I could verify that the methodology applied in these disciplines is essential to the learning of students . Thus, the type of method and the way in which teachers of their contents analyzed teach their classes directly influence the teaching- learning relationship these students.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Michelle Harumi Ishiba - DEZ 2014.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.