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dc.contributor.advisorFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.authorDias, Bruna Giovanelli-
dc.date.accessioned2018-08-23T15:13:21Z-
dc.date.available2018-08-23T15:13:21Z-
dc.date.issued2014-12-05-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3174-
dc.description.abstractAs políticas públicas de educação são um retrato do que encontramos no cotidiano das escolas em todo o Brasil. Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, houve a produção de importantes documentos que direcionam até hoje a educação no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (1996). Realizei, nessa pesquisa, um trabalho de revisão bibliográfica, por meio da metodologia de análise documental, em que levantei nesses documentos, aspectos sobre quatro categorias – Currículo, Ciência, Educação em Ciências e Temas específicos da área - sobre as políticas educacionais para a educação em ciências na educação básica, com ênfase no segundo segmento do ensino fundamental. Pude verificar que embora os documentos sejam os mesmo nos dois governos, são interpretados de maneira diferente, refletindo uma educação básica com tendências diferentespt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação em ciênciaspt_BR
dc.subjectRedemocratização do ensinopt_BR
dc.subjectGoverno FHCpt_BR
dc.subjectGoverno Lulapt_BR
dc.titlePolíticas públicas para educação em ciências: uma análise dos documentos oficiais dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silvapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersFonseca, Lana Cláudia de Souza-
dc.contributor.membersCoutinho, Maria Angélica da Gama Cabral-
dc.contributor.membersTavares, Daniele Aparecida de Lima-
dc.contributor.membersAguiar, Lenir Lemos Furtado-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe public education policies are a picture of what we find in primary education schools throughout Brazil. During the administration of President Fernando Henrique Cardoso, there was the production of important documents that drive today education in the country as the National Curriculum Parameters (1998), the Law of Guidelines and Bases of National Education (1996) and the National Curriculum Guidelines (1996). Realized in this research, a bibliographical review, through documentary analysis methodology, in which I raised in these documents, aspects on four categories - Curriculum, Science, Science Education and specific area Themes - on educational policies for education science in basic education, with emphasis on the second segment of elementary school. I observed that while the documents are the same in both governments are interpreted differently, reflecting a basic education with different trends.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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