Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3167
Title: Os olhares das crianças sobre meio ambiente e os resíduos sólidos
Authors: Schneider, Juliana Kloss do Val
metadata.dc.contributor.advisor: Moura, Maria Verônica Leite Pereira
metadata.dc.contributor.members: Moura, Maria Verônica Leite Pereira
Bezerra, Silvia Helena Loli
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Keywords: Educação ambiental
Representação social
Meio ambiente
Resíduos sólidos
Issue Date: 15-Dec-2014
Abstract: Os Olhares das Crianças Sobre Meio Ambiente e os Resíduos Sólidos. A emergência da crise ambiental sentida na atualidade requer uma mudança no conceito de Meio Ambiente. A noção de Meio Ambiente é uma representação social, ou seja, depende da percepção individual de cada um e de sua relação com o meio em que vive, e é com base nela que os indivíduos agem sobre o Meio Ambiente. O atual modelo de desenvolvimento econômico, associado ao consumismo desenfreado, vem estimulando a produção e o acúmulo de rejeitos, e a sua disposição e destino inadequado se configuram um dos maiores problemas ambientais que a sociedade moderna enfrenta. Assim, o objetivo desse trabalho foi fazer um levantamento das percepções e representações sociais sobre lixo e Meio Ambiente, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de duas Escolas, uma pública no Município de Seropédica, e uma privada no Município do Rio de Janeiro, através de questionários e elaborações de listas de atitudes. Os dados obtidos foram categorizados de acordo com a classificação adotada. Para Meio Ambiente: Naturalista, Antropocêntrica e Globalizante; e para lixo: Restrita e Holística. A partir dos resultados apresentados, observou-se que em relação ao Meio Ambiente em ambas as escolas há o predomínio da visão Naturalista, devido à maioria das respostas assinaladas, e em relação ao lixo, de forma geral, houve prevalência da percepção Restrita. Pode-se deduzir então que o levantamento prévio das percepções dos envolvidos na atividade é imprescindível, e configura-se como um importante ponto de partida para projetos e atividades de Educação Ambiental, e ainda devemos trabalhar tais percepções para a formação de um sujeito ecológico crítico.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3167
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Kloss do Val Schneider - DEZ 2014.pdf2,04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.