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Title: Avaliação dos progamas de educação ambiental nas escolas municipais de Itaguaí no entorno do Parque Estadual Cunhambebe - RJ
Authors: Lima, Priscilla Motta de
metadata.dc.contributor.advisor: Basso, Vanessa Maria
metadata.dc.contributor.members: Basso, Vanessa Maria
Sansevero, Jerônimo Boelsums Barreto
Guilherme, Flávia Coutinho
Keywords: Educação ambiental
Escolas
Unidade de conservação
Issue Date: 30-Jun-2017
Abstract: O desenvolvimento industrial e o comportamento inadequado do ser humano com o meio ambiente têm impactado severamente o ecossistema, consequentemente, diminuindo a qualidade de vida da população. Despertar a consciência ambiental e sensibilizar a sociedade, para que atue de forma responsável, conservando o meio ambiente saudável é algo indispensável, porém, entender essa temática é, tão ou mais, importante. Compreende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais os indivíduos alcançam uma formação ambientalmente responsável, construindo valores sociais, políticos, econômicos, ecológicos e éticos com uma visão de conservação do meio ambiente e sua sustentabilidade. Considerando-se a relevância dessa temática, destacam-se, no meio acadêmico, as escolas como um espaço privilegiado nessa abordagem. A educação ambiental nas escolas tem o papel de sensibilizar os alunos a ter valores que colaborem para a convivência harmoniosa com o meio, contribuindo para se fazer uma análise crítica dos acontecimentos que têm levado à destruição dos recursos naturais. A relação entre educação ambiental e unidades de conservação, possibilita aos alunos uma maior compreensão sobre a dinâmica da vida no planeta e a relação dos indivíduos com o meio. Nesse sentido, foi realizada uma avaliação para verificar como as escolas municipais, inseridas no entorno de uma Unidade de Conservação - Parque Estadual Cunhambebe, no município de Itaguaí – RJ, estão trabalhando a Educação Ambiental e quais dificuldades são enfrentadas. Verificou-se que os programas de Educação Ambiental são trabalhados nas escolas municipais, atendendo a lei da Política Nacional de Educação Ambiental, porém não foi observado o desenvolvimento de conteúdos em Educação Ambiental de forma que venha incentivar uma maior consciência ambiental e também um envolvimento do Parque Estadual Cunhambebe no auxílio de uma vivência prática com as escolas analisadas.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3155
Appears in Collections:TCC - Engenharia Florestal (Seropédica)

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