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dc.contributor.advisorBrasil, Ana Claudia dos Santos-
dc.contributor.advisorMiranda, Vinícius da Rocha-
dc.contributor.authorSantos, Camilla de Paula Monteiro dos-
dc.date.accessioned2018-08-23T14:00:38Z-
dc.date.available2018-08-23T14:00:38Z-
dc.date.issued2018-08-10-
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3145-
dc.description.abstractUma das formas de se estudar a diversidade dos animais é através do ensino da Zoologia, conteúdo que está atrelado à disciplina de Ciências e Biologia. A abordagem desse tema no modelo de ensino atual é feita de forma fragmentada, com cada grupo biológico apresentado isoladamente, em capítulos diferentes. Devido a essa fragmentação o discente trata o conteúdo da zoologia como um “punhado de conceitos diferentes para cada organismo, que precisa ser decorado para a prova”, sem se preocupar em internalizar o conteúdo ou os processos evolutivos pertinentes. Por isso é relevante que novas estratégias, auxiliares na metodologia do ensino de Ciências Biológicas, colaborem com fatores como a motivação, participação e o despertar do interesse dos alunos. O uso de jogos didáticos é uma das maneiras alternativas que auxiliam no processo de ensinoaprendizagem de maneira mais instigante e prazerosa. Para abordar o conteúdo de Zoologia de forma mais atrativa para os alunos, foi confeccionado um jogo didático cooperativo-competitivo que apresenta o objetivo de exercitar o conteúdo de zoologia e fazer com que os alunos percebam que os organismos compartilham certas características, e que estas são reflexos da evolução dos grupos. O jogo foi aplicado no CIEP 233 – Olympio Marques dos Santos (Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ), juntamente com dois questionários que foram utilizados antes e após a atividade, para avaliar o conhecimento prévio e o adquirido pelos alunos. Os resultados, após analisados, mostraram a eficiência do jogo em relação ao seu tempo de realização e ao engajamento que causou nos alunos, que interagiram com o conteúdo e cooperaram entre eles. Além disso, os resultados foram satisfatórios, uma vez que houve aumento na porcentagem de acertos das perguntas do questionário 2 em relação ao questionário 1.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
dc.subjectMetazoáriospt_BR
dc.subjectSistemáticapt_BR
dc.titleProposta de atividade lúdica como auxílio de ensino ao ensino de zoologia: revisão e fixação em sala de aulapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersBrasil, Ana Claudia dos Santos-
dc.contributor.membersMoura, Maria Verônica Leite Pereira-
dc.contributor.membersRodrigues, Andrielle Raposo-
dc.contributor.membersSilva, Helio Ricardo da-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherOne of the ways to study animals diversity is through Zoology, a Biology Science content. The approach in this content, by the traditional classroom model, is normally disconnect, so that each biological group is in a different chapter of the book. Due to such approach, the student sees zoology like “a lot of things (such as characters, technical features, exclusive features etc) to memorize for the exams”, without really learn the content and the evolutionary processes evolved. So it is important that new strategies to teach biology collaborate with factors such as motivation, participation and interest. The use of educational games is an alternative way to help the teaching-learning process in a more exciting way. In an attempt to make zoology more attractive to the students, a didactic game was developed focusing on a cooperative-competitive interaction between teams. The game’s gols is to practice (exercise) the content of zoology and make the students to realize that some animals share features, and these are reflections of the group’s evolutionary process. This game was applied at the CIEP 233 - Olympio Marques dos Santos (Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ), along with two evaluative questionnaires, which were used before and after the activity to evaluate the previous and acquired knowledge by the students. The game is itself effective, about the runtime and the interaction between the students, and also retardibg the content. The results of the second questionnaire were better them those of the first, with a higher percentage of right answers.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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