Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3145
Title: Proposta de atividade lúdica como auxílio de ensino ao ensino de zoologia: revisão e fixação em sala de aula
Authors: Santos, Camilla de Paula Monteiro dos
metadata.dc.contributor.advisor: Brasil, Ana Claudia dos Santos
Miranda, Vinícius da Rocha
metadata.dc.contributor.members: Brasil, Ana Claudia dos Santos
Moura, Maria Verônica Leite Pereira
Rodrigues, Andrielle Raposo
Silva, Helio Ricardo da
Keywords: Jogo didático
Ensino de ciências
Ensino de biologia
Metazoários
Sistemática
Issue Date: 10-Aug-2018
Abstract: Uma das formas de se estudar a diversidade dos animais é através do ensino da Zoologia, conteúdo que está atrelado à disciplina de Ciências e Biologia. A abordagem desse tema no modelo de ensino atual é feita de forma fragmentada, com cada grupo biológico apresentado isoladamente, em capítulos diferentes. Devido a essa fragmentação o discente trata o conteúdo da zoologia como um “punhado de conceitos diferentes para cada organismo, que precisa ser decorado para a prova”, sem se preocupar em internalizar o conteúdo ou os processos evolutivos pertinentes. Por isso é relevante que novas estratégias, auxiliares na metodologia do ensino de Ciências Biológicas, colaborem com fatores como a motivação, participação e o despertar do interesse dos alunos. O uso de jogos didáticos é uma das maneiras alternativas que auxiliam no processo de ensinoaprendizagem de maneira mais instigante e prazerosa. Para abordar o conteúdo de Zoologia de forma mais atrativa para os alunos, foi confeccionado um jogo didático cooperativo-competitivo que apresenta o objetivo de exercitar o conteúdo de zoologia e fazer com que os alunos percebam que os organismos compartilham certas características, e que estas são reflexos da evolução dos grupos. O jogo foi aplicado no CIEP 233 – Olympio Marques dos Santos (Campo Grande, Rio de Janeiro, RJ), juntamente com dois questionários que foram utilizados antes e após a atividade, para avaliar o conhecimento prévio e o adquirido pelos alunos. Os resultados, após analisados, mostraram a eficiência do jogo em relação ao seu tempo de realização e ao engajamento que causou nos alunos, que interagiram com o conteúdo e cooperaram entre eles. Além disso, os resultados foram satisfatórios, uma vez que houve aumento na porcentagem de acertos das perguntas do questionário 2 em relação ao questionário 1.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3145
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Camilla de Paula Monteiro dos Santos - AGO 2018.pdf3,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.