Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3144
Title: Formação do educador ambiental: reflexões a partir da perspectiva autobiográfica
Authors: Silva, Monique Oliveira de Macedo
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Valéria Marques de
metadata.dc.contributor.members: Oliveira, Valéria Marques de
Fonseca, Lana Claudia
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Keywords: Formação
Educador ambiental
Autorrelato
Transformação
Issue Date: 23-Mar-2015
Abstract: Existem várias vertentes sobre Educação Ambiental, as escolhidas neste trabalho referem-se a uma visão ecológica mais conservacionista e a outra uma visão mais crítica. A Educação Ambiental Crítica prima por uma melhor qualidade de vida, na qual ocorrem mudanças na sociedade por meio das discussões socioambientais entre o Educador Ambiental que é o grande mediador deste assusto. Educar ambientalmente significa não só ensinar a teoria dos conteúdos sobre o meio ambiente, mas também contribuir para formação de uma consciência ecológica que ultrapasse o espaço escolar. Quando são levadas em conta as experiências pessoais dos professores, o conhecimento do aluno, o referencial teórico e os planos pedagógicos escolares com a participação coletiva, os espaços de formação tornam-se consolidados. A pesquisa narrativa autobiográfica é uma metodologia que além de abordar essa temática, pode levantar ideias e questões próximas à realidade e às práticas pedagógicas. A partir da transcrição e análise do autorrelato de minha experiência como Educadora Ambiental, no projeto: “Mergulho e ideias, inovação e ideais” busco refletir sobre a formação do monitor ambiental. Foi realizada uma pesquisa empírica, descritiva com abordagem qualitativa na qual os dados foram categorizados em três tópicos a) educador ambiental: formação presente nos documentos oficiais brasileiros; b) educador ambiental: características docentes e, c) educador ambiental: reflexões a partir do autorrelato, que auxilia no levantamento de questões que possibilitem refletir sobre o processo de formação para a docência. O presente trabalho contribui na identificação de características essenciais que permeiam a formação do educador ambiental e sua desenvoltura com as práticas pedagógicas sobre a Educação Ambiental em um meio terrestre e aquático.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3144
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monique Oliveira de Macedo Silva - MAR 2015.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.