Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3141
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Hélio Ricardo da-
dc.contributor.authorMonteiro, Fernanda Cristina Ferreira-
dc.date.accessioned2018-08-23T13:15:10Z-
dc.date.available2018-08-23T13:15:10Z-
dc.date.issued2015-07-10-
dc.identifier.urihttp://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3141-
dc.description.abstractO ensino de Ciências, em particular o de Ciências Biológicas está presente na vida estudantil desde o momento em que se ingressa na primeira série do Ensino Fundamental. Entre os temas abordados, o ensino de Evolução merece destaque por representar o eixo norteador para o Ensino de Biologia. O presente estudo tem como objetivo principal investigar, através de questionários, e comparar qual a percepção dos alunos de Ciências Biológicas sobre “Evolução”, já no primeiro período, ao ingressar no curso, e nos períodos finais, um pouco antes da formatura. A pesquisa visou também compreender quais as maiores dificuldades dos alunos ao estudar Evolução, identificar de que forma (ou se) a percepção dos alunos mudou durante a graduação, e buscar entre os professores, os desafios para se abordar o assunto. Os resultados, indicam que, apesar de não haver mudança significativa no perfil dos estudantes entre o ingresso no curso e a proximidade com a formatura, o curso exerceu influência positiva no aprimoramento das percepções a respeito de Evolução Biológica. Mesmo com a melhoria nas respostas fornecidas pelos formando, grande parte dos estudantes não apresentou respostas satisfatórias às perguntas dos questionários. Os professorem indicaram que a falta de conhecimento prévio, e a dificuldade de abstração de alguns conceitos são os principais problemas encontrados ao tratar o tema.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectEnsino de evoluçãopt_BR
dc.subjectEnsino e biologiapt_BR
dc.titleDo início ao fim: uma avaliação das percepções dos alunos do curso de ciências biológicas da UFRRJ sobre o tema evoluçãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersSilva, Hélio Ricardo da-
dc.contributor.membersBrasil, Ana Claudia dos Santos-
dc.contributor.membersSilva, Heriberto Dias da-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe teaching of science, particularly the Biological Science, is present in the student life from the moment they enter in the first grade of the Elementary School. Among the topics approached, the teaching of Evolution deserves some highlight, because it represents the guiding principle to Biology teaching. The present study aims to investigate, through questionnaire, and compare the perceptions the Biology pupils about “Evolution”, in the first semester, when they join the course, and when they are almost ready to leave. The study aims, as well, to understand the students’ biggest difficulties in the process of learning Evolution, identify in which way (or if) the students’ perception changed during the graduation, and to seek among the professors’, the challenges about dealing with Evolution. The results, points that, although there was no significant change in the profile of the students in comparison, the course has offered some positive influence in the improvement in the perceptions about Biological Evolution. Even with the improvement in the responses provided by the graduate students, a big part of the pupils did not show satisfactory answers to the questionnaire. The teachers said that the lack of previous knowledge and the difficulty in the abstraction of some concepts are the main problems about dealing with the topic.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernanda Cristina Ferreira Monteiro - JUL 2015.pdf5,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.