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Title: Modelo didático no processo ensino aprendizagem: mapeamento genético
Authors: Gomes, Jennifer Vieira
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Viviane Moreira
Soares, Maria Amélia Menck
metadata.dc.contributor.members: Lima, Viviane Moreira
Soares, Maria Amélia Menck
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Borba, Helcio Resende
Keywords: Crossing-over
Mapeamento
Solanum lycopersicum
Ensino de genética
Issue Date: 10-Dec- 12
Abstract: Dentro da Biologia, a Genética é uma ciência relativamente jovem e vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Hoje em dia, ela ocupa grande espaço na mídia estando relacionada a várias questões sociais, tais como a produção de transgênicos, clonagem, testes de paternidade, identificação de pessoas e perícias, dentre outras. Talvez por conta disso, essa nova área de conhecimento vem despertando interesse nos discentes de diferentes níveis de escolaridade. Entretanto, os estudantes apresentam dificuldades na aprendizagem de temas ligados à Genética. Esta dificuldade se deve não só a complexidade dos fenômenos, mas ao fato de que o aprendizado de seus conceitos exige um alto grau de abstração. Atualmente, as aulas práticas são utilizadas como uma “ponte” ligando o conteúdo das aulas teóricas à compreensão e por vezes provocando um entendimento mais amplo sobre o assunto abordado. Atividades práticas, simulações e jogos, quando mediados de forma correta, são elementos importantes no processo de aprendizagem, e possibilitam ao aluno uma formação crítica e diferenciada do conhecimento. Desta forma, com o presente trabalho objetivamos criar um modelo para o ensino de mapeamento genético, contribuindo desse modo para as aulas de Genética Geral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e que posteriormente possa alcançar também as salas da Educação Básica, mas especificamente o Ensino Médio. O modelo utilizado no trabalho foi um modelo vegetal baseado na espécie Solanum lycopersicum (tomate). Para a elaboração do mesmo, foram escolhidos três genes localizados no cromossomo 5 relativamente próximos. A escolha das características foi baseada na proximidade entre os genes e na facilidade de representação dos fenótipos, os quais foram desenhados em papel diplomata, digitalizados e impressos para a confecção do modelo. Junto com o modelo, foram elaborados relatórios e um questionário individual, os quais foram utilizados como forma de avaliação da eficiência do método. O modelo foi aplicado em duas turmas práticas da disciplina IB455 Genética Geral e em seguida, os relatórios e questionários individuais foram corrigidos e analisados, comparando-se o percentual de acerto para cada questão nas duas turmas de prática da disciplina IB455 (turmas P01 e P02). Baseado no relato dos estudantes que fizeram a prática e conforme esperado, o modelo auxiliou na compreensão da teoria sobre mapeamento genético, sugerindo que o mesmo pode representar mais uma ferramenta auxiliar no processo ensino aprendizagem.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3008
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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