Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3005
Title: Um ensaio da vivência dos bolsistas do programa de iniciação à docência em ciências biológicas da UFRRJ
Authors: Miranda, Elaine Rodrigues de Souza
metadata.dc.contributor.advisor: Moura, Maria Verônica Leite Pereira
metadata.dc.contributor.members: Moura, Maria Verônica Leite Pereira
Rosa, Maria Mercedes Teixeira da
Mendes, Rosa Maria Marcos
Keywords: PIBID
Formação de professores
Prática Docente
Issue Date: 15-Dec-2015
Abstract: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma das mais importantes iniciativas no campo das políticas públicas destinada à valorização do professor, possibilitando uma formação ligada a prática no ambiente escolar. O curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro atua neste programa pelo Edital N° 61/2013 com o subprojeto Ciências Biológicas“A natureza dentro da escola: propostas metodológicas para o ensino de Ciências na educação básica”. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi despertar atenções para a visão dos alunos atualmente contemplados pelo Programa a partir de suas vivências no subprojeto. A pesquisa teve como base os dados obtidos da aplicação de um questionário, não identificado, onde os bolsistas responderam perguntas sobre suas motivações em participar do programa, convívio com os sujeitos envolvidos, suas percepções sobre contribuição para o ensino aprendizagem de ciências e as influencias em sua escolha pela docência. Os resultados mostraram que os bolsistas em geral foram motivados a participar do Programa, principalmente, por reconhecerem a necessidade de vivenciarem uma experiência prática. Alguns destacaram outros pontos importantes, como a remuneração da bolsa. Os acadêmicos relatam em geral terem uma boa convivência com os alunos, supervisoras e diretores da escola que são importantes contribuintes para sua formação docente. Alguns bolsistas destacaram que a vivência no PIBID tem proporcionado uma nova opinião sobre a docência e a relevante contribuição para o ensino/aprendizagem de Ciências. Assim, evidenciamos que as atividades desenvolvidas no subprojeto visam aperfeiçoar a formação dos futuros professores de Ciências.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/3005
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elaine Rodrigues de Souza Miranda - Dez 2015.pdf557,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.