Diocese de Nova Iguaçu Visualizar estatísticas

Logo
A Diocese de Nova Iguaçu mantém o mais importante arquivo histórico da Baixada Fluminense, sob responsabilidade do historiador Antonio Lacerda. Em 2015, foi celebrado termo de cooperação técnica, assinado pelo Bispo Dom Luciano Bergamini e pelo Diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ Alexandre Fortes, visando digitalizar e disponibilizar coleções integrantes do acervo da Diocese, de alta relevância para a pesquisa histórica.
A Diocese de Nova Iguaçu foi criada em 26 de março de 1960 pela Bula Quandoquidem Verbis do papa João XXIII. Com território desmembrado das Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda e de Petrópolis. Abrangia, inicialmente, os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, São João de Meriti e o distrito de Conrado (Vassouras).
Com a criação da Diocese de Itaguaí (14 de março de 1980) cedeu à nova Diocese os municípios de Itaguaí e Mangaratiba. E à nova Diocese de Duque de Caxias (11 de outubro de 1980), o município de São João de Meriti.
Desde sua criação, a Diocese de Nova Iguaçu teve cinco Bispos Diocesanos: Dom Walmor Battú Wichrowski (1960-1961), Dom Honorato Piazzera, SCJ (1961-1966), Dom Adriano Mandarino Hypolito, OFM (1966-1995), Dom Werner Siebenbrock, SVD (1995-2002) e Dom Luciano Bergamin, CRL, atual Bispo Diocesano
Atualmente a Diocese de Nova Iguaçu abrange os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu (sede), Nilópolis, Paracambi, Queimados e do distrito de Conrado (Miguel Pereira).
Pertencemos à Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro, juntamente com as Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Valença e a Abadia Territorial de Nossa Senhora de Monserrate (Rio de Janeiro). Com a Província Eclesiástica de Niterói, fazemos parte do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Geograficamente está situada no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Limita-se com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e com as Dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí, Barra do Piraí-Volta Redonda e Valença. Segundo os dados do IBGE (2007) possui uma população de 1.908.216 habitantes numa área de 997 km2, apresentando assim uma densidade demográfica elevada: 1.914 habitantes por km2.
Visite o site da diocese

Navegar

Coleções desta comunidade

Logo

"Apóstola da Baixada" - Irmã Filomena Lopes Filha (1946-1990)

Irmã Filomena integrou o IESA (Instituto de Educação Santo Antônio) em Nova Iguaçu e organizou multirões pela construção de casas populares em bairros como Itaipu em Belford Roxo.

Logo

Dossiê Dom Adriano Mandarino Hypólito

Conjunto de 13 pastas de documentos sobre o governo de Dom Adriano Mandarino Hypólito como Bispo de Nova Iguaçu (1966-1994).

Logo

Juventude Operária Católica - JOC

Movimento de formação de jovens trabalhadores, fundado pelo Cardeal Joseph Cardijn, em 1925.Movimento de formação de jovens trabalhadores, fundado pelo Cardeal Joseph Cardijn, em 1925, na Bélgica.