Diocese de Nova Iguaçu Visualizar estatísticas

Logo
A Diocese de Nova Iguaçu mantém o mais importante arquivo histórico da Baixada Fluminense, sob responsabilidade do historiador Antonio Lacerda. Em 2015, foi celebrado termo de cooperação técnica, assinado pelo Bispo Dom Luciano Bergamini e pelo Diretor do Instituto Multidisciplinar da UFRRJ Alexandre Fortes, visando digitalizar e disponibilizar coleções integrantes do acervo da Diocese, de alta relevância para a pesquisa histórica.
A Diocese de Nova Iguaçu foi criada em 26 de março de 1960 pela Bula Quandoquidem Verbis do papa João XXIII. Com território desmembrado das Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda e de Petrópolis. Abrangia, inicialmente, os municípios de Itaguaí, Mangaratiba, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, São João de Meriti e o distrito de Conrado (Vassouras).
Com a criação da Diocese de Itaguaí (14 de março de 1980) cedeu à nova Diocese os municípios de Itaguaí e Mangaratiba. E à nova Diocese de Duque de Caxias (11 de outubro de 1980), o município de São João de Meriti.
Desde sua criação, a Diocese de Nova Iguaçu teve cinco Bispos Diocesanos: Dom Walmor Battú Wichrowski (1960-1961), Dom Honorato Piazzera, SCJ (1961-1966), Dom Adriano Mandarino Hypolito, OFM (1966-1995), Dom Werner Siebenbrock, SVD (1995-2002) e Dom Luciano Bergamin, CRL, atual Bispo Diocesano
Atualmente a Diocese de Nova Iguaçu abrange os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu (sede), Nilópolis, Paracambi, Queimados e do distrito de Conrado (Miguel Pereira).
Pertencemos à Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro, juntamente com as Dioceses de Barra do Piraí-Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Valença e a Abadia Territorial de Nossa Senhora de Monserrate (Rio de Janeiro). Com a Província Eclesiástica de Niterói, fazemos parte do Regional Leste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Geograficamente está situada no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro. Limita-se com a Arquidiocese do Rio de Janeiro e com as Dioceses de Duque de Caxias, Itaguaí, Barra do Piraí-Volta Redonda e Valença. Segundo os dados do IBGE (2007) possui uma população de 1.908.216 habitantes numa área de 997 km2, apresentando assim uma densidade demográfica elevada: 1.914 habitantes por km2.
Visite o site da diocese

Navegar

Coleções desta comunidade

Logo

"Apóstola da Baixada" - Irmã Filomena Lopes Filha (1946-1990)

Irmã Filomena integrou o IESA (Instituto de Educação Santo Antônio) em Nova Iguaçu e organizou multirões pela construção de casas populares em bairros como Itaipu em Belford Roxo.

Logo

Dossiê Dom Adriano Mandarino Hypólito

Conjunto de 13 pastas de documentos sobre o governo de Dom Adriano Mandarino Hypólito como Bispo de Nova Iguaçu (1966-1994).

Logo

Juventude Operária Católica - JOC

Movimento de formação de jovens trabalhadores, fundado pelo Cardeal Joseph Cardijn, em 1925.Movimento de formação de jovens trabalhadores, fundado pelo Cardeal Joseph Cardijn, em 1925, na Bélgica.

Logo

Município de Mesquita

Documentação variada sobre a história do município de Mesquita, na Baixada Fluminense.

Logo

Ocupação Rural – Nova Iguaçu

Documentação organizada pela Cúria Metropolitana de Nova Iguaçu relativa à ocupação da área do Parque Estoril.

Logo

Ocupações urbanas – Baixada Fluminense

Documentação organizada pela Cúria Metropolitana de Nova Iguaçu a respeito de ocupações urbanas na Baixada Fluminense. A documentação reflete ainda participação da igreja junto aos movimentos de ocupação.

Logo

Pastoral Operária - Nova Iguaçu

Documentos relativos à atuação da Pastoral Operária na Diocese de Nova Iguaçu.

Logo

Reforma Agrária e Trabalhadores Rurais

Documentação organizada pela Cúria Metropolitana de Nova Iguaçu sobre a Reforma Agrária. Há documentos relativos à questão agrária na Baixada Fluminense e em nível nacional.

Logo

Violência e Direitos Humanos na Baixada Fluminense

Documentação sobre violência na Baixada Fluminense e atuação de movimentos por Direitos Humanos na região.