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Title: A influência da mídia televisiva na formação da consciência ecológica
Other Titles: Reflexões sobre a década de 1990
Authors: Valle, Egon Luis Vilela do
metadata.dc.contributor.advisor: Fonseca, Lana
metadata.dc.contributor.members: Fonseca, Lana Claudia de Souza
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto
Vieira, Bruno Matos
Keywords: Midiatização
Década de 1990
Gaia
Educação ambiental
Issue Date: 22-Jun-2016
Abstract: O presente trabalho apresenta um estudo sobre a possível influência da mídia exercida através de meios de comunicação em massa, mais especificamente através da programação de emissoras de televisão e do cinema. A mídia tornou-se uma instituição independente e integrante a outras instituições, e está constantemente presente na vida das população. Estuda-se aqui a provável participação da mídia infantil na construção de uma consciência ambiental em crianças e adolescentes. Foram utilizados para aporte teórico conceitos como midiatização, consciência ambiental e educação ambiental, e principalmente os autores: Donald Worster, Eugene Odum e Phillipe Layrargues. Procura-se chegar a análise principal através do uso de duas metodologias, a análise de animações e a aplicação de entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram aplicadas a estudantes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro nascidos entre os anos de 1989 e 1999 que se identificavam como telespectadores durante a infância. As análises de animações revelaram trechos de mensagens ambientalistas para todos os programas selecionados, portando diferentes visões da temática, que podem ser associados com a época de produção dos mesmos. As entrevistas revelaram uma descrença quanto a influência da mídia pela maioria dos entrevistados, e também revelaram a importância que a aplicação de educação ambiental na infância dos mesmos teve em suas vidas, assim como na sua formação de consciência. Concluiu-se nesse trabalho a não influência da mídia como esperado, podendo ser analisada como um reflexo, mas não como fator gerador, lugar esse que é tomado pela educação ambiental, que se mostrou eficaz na infância da maioria dos entrevistados. Novos estudos são necessários para determinar os motivos no qual a educação ambiental se sobressai tão fortemente à mídia como influenciadora do que chamamos, nesse trabalho, de consciência ambiental.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2931
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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