Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2930
Title: Educação ambiental: abordagens e influência na percepção e sensibilização ambiental de crianças
Authors: Rosa, Alice dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ivo Abraão Araújo da
metadata.dc.contributor.members: Silva, Ivo Abraão Araújo da
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Keywords: Educação ambiental
Educação ambiental para crianças
Cosnciência
Percepção ambiental
Issue Date: 22-Jun-2016
Abstract: O agravamento das mudanças climáticas e dos problemas sociais, ao longo dos anos, tornou necessário se pensar o modo como percebemos o meio ambiente e como nossas ações o influenciam. Na busca por soluções para a crise sócio-ambiental e o estabelecimento de uma sociedade mais sustentável, surge a Educação Ambiental como ferramenta chave para atingir tais objetivos. Entretanto, apesar dos diversos documentos norteadores, elaborados em eventos e conferências, na prática o ensino tem gerado poucos benefícios. Esse fato se agrava quando a Educação Ambiental é voltada para crianças, pois muitos não consideram a criança como cidadã do hoje. Por esse motivo, o presente trabalho buscou avaliar a forma como é abordada a educação ambiental em turmas do segundo ano do ensino fundamental de três escolas publicas do bairro de Bangu-RJ; e compreender como a metodologia desse ensino se relaciona a forma como os alunos percebem e possuem consciência do meio ambiente. Através desse trabalho, se verificou que apesar dos esforços dos educadores o ensino é dado de modo pontual, descontextualizado e acrítico, o que prejudica a percepção e consciência dos alunos. Isso se deve a falta de conhecimento e formação especializada dos professores, o que gera alunos que possuem conhecimento de diversos conteúdos ambientais, mas não conseguem relaciona-los. Por esse motivo, é necessária uma melhoria na formação dos educadores, visando sua melhor formação. Somente assim a Educação Ambiental conseguira atingir seu papel social de promover a formação crítica dos cidadãos para que os mesmos possam participar de forma efetiva da tomada de decisões e soluções dos problemas socioambientais.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2930
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alice dos Santos Rosa - Jun 2016.pdf2,54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.