Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2923
Title: As percepções de alunos do 6º ano do ensino médio fundamental do município de Seropédica (RJ) quanto as suas vivências e o ensino de ciências
Authors: Veras, Priscila da Paixão Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Moura, Maria Verônica Leite Pereira
metadata.dc.contributor.members: Moura, Maria Verônica Leite Pereira
Silva, Elizabete Cristina Ribeiro
Lima, Helena Regina Pinto
Rosa, Maria Mercedes Teixeira da
Keywords: Ensino fundamental
Contextualização
Conhecimentos prévios
Issue Date: 14-Dec-2016
Abstract: As percepções de alunos no 6° ano do ensino fundamental no município de Seropédica (RJ) quanto as suas vivências e o ensino de ciências. Os documentos oficiais da área de educação como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular que se encontra em processo de finalização, juntos direcionam o currículo, o planejamento, a prática docente e objetivam os caminhos que a educação deve permear, todas eles abordam que o processo de ensino-aprendizagem deve levar em conta a realidade do sujeito. Dessa maneira, o presente trabalho teve como objetivo investigar de que maneira os estudantes relacionam as suas vivências, os aspectos relacionados ao ambiente em que estão inseridos com as aulas de ciências. Para obtenção dos dados foram aplicados questionários para estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de quatro escolas do município de Seropédica (Rio de Janeiro). O questionário possuía sete questões abertas e fechadas. Percebeu-se que os alunos em sua maioria fazem essa relação e trazem para dentro da escola muitos conhecimentos adquiridos no seu dia-a-dia, através de suas vivências, que estão diretamente relacionados com o conteúdo de ciências. Caberá ao professor valorizar e trabalhar esses conhecimentos prévios que os alunos possuem, reconhecendo a sua importância e utilizá- los como ponto de partida no processo de ensino-aprendizagem, tendo como estratégia para alcançar esses objetivos o diálogo.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2923
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila da Paixao Silva Veras - Dez 2016.pdf1,28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.