Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2920
Title: Modelo didático de divisão celular: visualizando o invisível
Authors: Matos, Aline Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Lima, Viviane Moreira de
metadata.dc.contributor.members: Lima, Viviane Moreira de
Moura, Maria Verônica Leite Pereira
Borba, Helcio Resende
Berto, Bruno Pereira
Keywords: Divisão celular
Modelo didático
Ensino
Issue Date: 15-Feb-2017
Abstract: Os conteúdos de Genética e Biologia Celular estão fortemente presentes no cotidiano, haja vista que diversos processos, como o desenvolvimento de um câncer ou o tratamento do mesmo, além de transgênicos, genética forense, entre outros, são abordados dentro destes conteúdos. Entretanto, ensinar biologia celular e genética ainda é um desafio para os profissionais da educação, tendo em vista que estas matérias contem conteúdos demasiadamente abstratos, tratando de processos ou estruturas que não podem ser visualizados. Considerando esses problemas, os profissionais da educação muitas vezes recorrem a alternativas pedagógicas. Uma alternativa pedagógica comumente utilizada na atualidade são os modelos didáticos. Sendo assim, o presente trabalho objetivou a criação e avaliação da eficiência de um modelo didático para o ensino do tema divisão celular em turmas de ensino médio. O modelo consiste em um painel ilustrativo e interativo que compara e exemplifica os dois processos de divisão celular existentes, meiose e mitose, e suas fases. O modelo foi confeccionado utilizando materiais baratos e de fácil acesso, como EVA, TNT e velcro. As células e suas estruturas foram recortadas em E.V.A. e presas no TNT, e as estruturas removíveis (cromossomos) foram fixadas por meio do velcro. O aparato pedagógico em questão foi aplicado em duas turmas de primeiro ano de ensino médio em uma escola estadual do município de Seropédica – RJ. Além disso, questionários foram aplicados antes, logo após e cerca de 30 dias depois da utilização do modelo com o intuito de se conhecer o perfil do aluno e se avaliar de que forma o modelo influenciou no conhecimento dos alunos sobre o tema. Baseado nos resultados apresentados pelas opiniões dos alunos e nos resultados obtidos na avaliação dos questionários, foi possível concluir que o modelo auxiliou no aprendizado sobre o tema, e que o mesmo pode ser utilizado como recurso pedagógico nas escolas.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2920
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aline Ferreira Matos - Jan 2017.pdf2,17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.