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Title: Uso da internet como ferramenta educacional no ensino de bioquímica para o ensino médio
Authors: Ciconia, Natan
metadata.dc.contributor.advisor: Riger, Cristiano Jorge
metadata.dc.contributor.members: Riger, Cristiano Jorge
Vieira, André Luiz Gomes
Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Keywords: Internet
Educação
Bioquímica
Issue Date: 10-Jun-2016
Abstract: A educação tem como função criar mão de obra e preparar o aluno para a vida social; ou seja, participar diretamente na formação do cidadão. Porém para o indivíduo exercer sua cidadania o sujeito deve ser autônomo, ter pensamento crítico e intervir na sociedade em que está inserido. A escola, na função de criar um indivíduo crítico, tem o dever de apresentar o conhecimento e inseri-lo ao cotidiano do aluno; isto é, trazer coisas comuns ao aluno sobre o tema abordado em sala de aula, objetivando uma melhor inserção do conhecimento no meio social do aluno. Dessa forma, a escola é o local capaz de inserir um indivíduo na sociedade, fazendo dele uma pessoa crítica. No cenário educacional brasileiro, o livro didático é um importante instrumento de apoio ao trabalho do Professor; porém, em muitos casos o livro didático é tido como a única fonte de referência de conteúdo, tanto para o aluno quanto para o próprio professor. Necessita-se assim que os livros didáticos sejam praticamente impecáveis. Contudo, de acordo com algumas pesquisas, os livros didáticos falham no quesito de conteúdo e da inserção do conhecimento ao cotidiano do aluno. A bioquímica é um dos temas que mais sofre com a falta de contextualização e com os erros conceituais no livro didático; junto a isso, soma-se a dificuldade que o professor tem de abordar esses temas de maneira mais lúcida e comum ao aluno. Por outro lado, a internet surge como uma fonte quase que inesgotável de informação. Assim a internet é utilizada como uma grande ferramenta para os alunos em todos os níveis, graduação, ensinos médio e fundamental; revelando experiências vivenciadas por outras pessoas e um vasto conteúdo sobre o que se deseja aprender, proporcionando discussões e debates em todo o globo terrestre, superando antigos entraves como distância, diferentes culturas e até mesmo a linguagem. Entretanto, mesmo que a internet pareça a solução para o problema das limitações de conteúdo possuído pelos professores e livros didáticos, existe alguns perigos no uso da internet como ferramenta de pesquisa e estudo. Tendo em vista esse crescente uso da internet pelos alunos, e conhecendo os perigos que a internet proporciona para o aprendizado do mesmo, esse trabalho procura avaliar a metodologia de pesquisa que os alunos utilizam para realizar suas pesquisas escolares, conhecer os principais sites que são usados como fontes e avaliar os conteúdos que estes possuem. A maneira que os alunos realizam suas pesquisas foi avaliada a partir de um questionário e constatou que a maioria utiliza a ferramenta de busca chamada Google e acessa os primeiros sites. Além disso, foi avaliado que os principais sites acessados eram: Wikipédia, Infoescola e Brasil escola, porém uma boa quantidade não possuía um site que acessava com frequência, dessa forma acessei e avaliei os primeiros sites que apareciam sendo estes os já mencionados e o site só biologia. Após avaliação, tanto o Infoescola quanto o Brasil escola mostraram-se, de maneira geral, com conteúdos simples, sem contextualização e com erros conceituais. O Wikipédia mostrava-se com um conteúdo mais amplo, porém com uma linguagem muito complexa e sem muitas contextualizações. Já o site só biologia apresentava um conteúdo completo com linguagem simples, possuindo diversas contextualizações.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2917
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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