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dc.contributor.advisorLima, Viviane Moreira de-
dc.contributor.authorSiqueira, Priscyanne Barreto-
dc.date.accessioned2018-07-30T16:00:45Z-
dc.date.available2018-07-30T16:00:45Z-
dc.date.issued2017-07-03-
dc.identifier.urihttp://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2912-
dc.description.abstractO fácil acesso à internet permite que uma variedade de informações seja alcançada em um curto espaço de tempo. Sendo assim, as crianças e adolescentes de hoje estão cada vez mais conectados a essa dinâmica atual, o que dificulta o interesse e a atenção à aula tradicional. Nesse sentido, é interessante ao professor buscar outras formas de envolver o aluno em sala de aula, atraindo sua atenção e estimulando a participação. Uma boa forma para atrair os alunos é o uso de recursos audiovisuais. O cinema na sala de aula é um método alternativo de ensino, uma maneira inovadora de atrair os alunos, fazendo com que estes possam ter uma visão diferente do conteúdo abordado. Baseado nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar a animação “Osmose Jones – Uma aventura radical pelo corpo humano” como material didático complementar as aulas de Ciências e Biologia, além de descrever e indicar quais cenas podem ser utilizadas para discussões em aula. Sendo assim, a metodologia utilizada no presente trabalho teve como base a análise de conteúdo, onde se considera o filme como um relato. Este foi o tipo de análise escolhido, pois sua aplicação baseia-se em identificar o tema central do filme e em seguida decompor cena a cena. Assim, é possível avaliar como e quais cenas podem ser utilizadas na discussão de diversos temas. O filme utilizado, Osmose Jones, é altamente indicado por vários sites como material complementar aos estudos de diversos sistemas do corpo humano, e por isso foi escolhido para este trabalho. No entanto, o filme não mostra o funcionamento dos sistemas do corpo humano de uma forma completa, mas sim trechos de diferentes sistemas. Assim, cabe ao professor selecionar e analisar previamente cada trecho que deseja usar, para que possa fazer as ponderações necessárias na hora da utilização do filme. Além disso, indica-se ao professor que, ao utilizar este filme em sala de aula, esclareça aos alunos que algumas partes do filme podem se mostrar confusas em relação a parte do corpo em que os personagens estão, assim como alguns conceitos que não estão completamente esclarecidos. Contudo, o professor também pode pedir aos alunos que identifiquem os erros conceituais e posteriormente, discutir esses erros em sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAnálise filmicapt_BR
dc.subjectOsmose jonespt_BR
dc.subjectCinema na escolapt_BR
dc.titleAnálise fílmica da animação “osmose jones” e sua utilização como material complementar no ensino de ciências e biologia.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.membersLima, Viviane Moreira de-
dc.contributor.membersMizuguchi, Nedda Garcia Rosa-
dc.contributor.membersBerto, Bruno Pereira-
dc.contributor.membersSilva, Lucia Helena Pinto da-
dc.degree.levellicenciaturapt_BR
dc.description.abstractOtherThe easy access to the internet allows a variety of information be reached in a short time. Thus, children and adolescents are increasingly connected to this current dynamic, which hinders the interest and attention of the traditional classes. In doing so, it is interesting to the teacher look for other ways to involve the student in the classroom, attracting his attention and stimulating participation. A good way to attract students is the use of audiovisual resources. Cinema at the classroom is an alternative method of teaching, an innovative way of attracting students, causing a different view of the content approached. Based on this context, the present study had as objective to analyze the animation "Osmosis Jones" as didactic material to complement the classes of Sciences and Biology, besides to describe and to indicate which scenes can be used for class discussions. Therefore, the methodology used in the present work was based on content analysis, where the film is considered as a report. This was the type of analysis chosen since its application is based on identifying the central theme of the film and then decomposing scene to scene. Thus, it is possible to evaluate how and what scenes could be used in the discussion of various subjects. The movie used, Osmosis Jones, is highly indicated by several sites as complementary material to studies of various systems of the human body. For this reason, it was chosen for this work. However, the film does not show the workings of human body systems in a complete way, but just parts of different systems. In this way, it is up to the teacher to select and analyze in advance each section that he/she wants to use so that he/she can make the necessary weights when using the movie. In addition, the teacher is instructed that in using this movie in the classroom, make it clear to the students that some parts of the film may be confusing. It is related to the part of the body in which the characters are, as well as, some concepts that are not completely enlightened. However, the teacher may also indicate to students to identify conceptual errors and then discuss those in the classroom.pt_BR
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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