Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2834
Title: Formação docente e ensino de biologia: quais os desafios à inclusão de estudantes com deficiências no ensino médio?
Authors: Aquino, Daniel Figueira de
metadata.dc.contributor.advisor: Damasceno, Allan Rocha
metadata.dc.contributor.members: Damasceno, Allan Rocha
Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva
Pinto, Benjamim Carvalho Teixeira
Keywords: Inclusão
Formação docente
Educação especial
Ensino de biologia
Issue Date: 7-Dec-2017
Abstract: Com a ascensão dos debates acerca da inclusão social em diferentes países na década de 1990, diversas políticas públicas no campo da educação surgiram objetivando a inclusão de grupos historicamente marginalizados do processo escolar. No Brasil essa filosofia emergente resultou na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que deu início a propostas mais efetivas de inclusão de estudantes público-alvo da Educação Especial em sistemas regulares de ensino. A partir dessa nova realidade, o debate sobre a formação do professor para atender esse público tornou-se foco de muitas discussões no campo da educação. Tendo isso em vista, esse trabalho procurou investigar a formação inicial e práticas adotadas por professores de Biologia do Ensino Médio objetivando a inclusão de estudantes com deficiências em classes regulares. Para coleta de dados, foi elaborado um questionário, além da realização de entrevistas semiestruturadas conduzida com 4 professores da rede pública do estado do Rio de Janeiro Com base nos dados coletados e analisados, pode-se concluir que a formação inicial do professor de Biologia apresenta um distanciamento da realidade presente nas salas de aula. No entanto, os professores mobilizam diferentes estratégias promotoras de inclusão no ambiente escolar.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2834
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniel Figueira de Aquino - Dez 2017.pdf526,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.