Durante 16 anos (1986-2002), a TV Maxambomba conduziu na Baixada Fluminense atividades inéditas de TV comunitária, mobilizando os moradores para se expressarem e retratarem sua realidade por meio de vídeos produzidos por eles mesmos e exibidos em praças públicas.
Mas todo esse material, armazenado em fitas analógicas, corria o risco de se perder pela ação do tempo. Agora, com o projeto Memória Maxambomba, ele se tornará disponível para o grande público, estudiosos, comunidades e quem mais tiver interesse sobre essa história — e sobre metodologias inovadoras de comunicação popular.
Mesmo concentrando quase a metade da população do Grande Rio, a Baixada Fluminense permanece pouquíssimo conhecida de quem vive na capital, distante do interesse da grande mídia e praticamente ausente das investigações acadêmicas. A região ainda é vista de forma superficial e preconceituosa.
Para além do resultado imediato de fortalecimento da cidadania e da comunicação comunitária, o acervo audiovisual produzido pela TV Maxambomba representa uma preciosidade para pesquisadores da história e da cultura da região.
Items da coleção (Ordenados por Data de depósito em ordem Descendente): 1 - 1 de 1
Items da coleção (Ordenados por Data de depósito em ordem Descendente): 1 - 1 de 1