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Title: Sala de aula invertida: uma análise da aplicação desta metodologia na disciplina de fisiologia vegetal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Authors: Gonçalves, Mateus Tomás Anselmo
metadata.dc.contributor.advisor: Martim, Silvia Aparecida
metadata.dc.contributor.members: Martim, Silvia Aparecida
Silva, Ivo Abraão Araújo da Silva
Moura, Maria Verônica Leite Pereira
Keywords: Sala de aula invertida
Fisiologia vegetal
Licenciatura
Ciências biológicas
Issue Date: 12-Dec-2017
Abstract: A proposta atual da disciplina Fisiologia Vegetal é da utilização de uma metodologia de ensino ativa, onde o estudante passa a ser o protagonista em seu processo de aprendizagem, embasada no modelo de ensino conhecido como “Sala de Aula Invertida”. Desta maneira, o presente trabalho teve como objetivo verificar as percepções dos discentes de licenciatura em ciências biológicas sobre a utilização do modelo nas aulas de Fisiologia Vegetal, bem como a percepção dos docentes que ministram a disciplina. Para obtenção dos dados foram aplicados aos discentes questionários com perguntas abertas e fechadas. O questionário foi aplicado somente para os estudantes que já haviam cursado a disciplina de Fisiologia vegetal até o período de 2017 I. A parte do trabalho que envolveu os docentes foi realizada por entrevistas do tipo semi-estruturada, com o intuito de esclarecer sobre os principais motivos que impulsionaram a utilização da metodologia embasada no modelo de sala de aula invertida na disciplina de Fisiologia Vegetal. De acordo com os dados obtidos, pode-se inferir que a aplicação da metodologia foi favorável para os licenciandos em ciências biológicas, por ser o primeiro contato da maioria com a SAI, mesmo não sendo a finalidade da disciplina Fisiologia Vegetal, por não se tratar de uma disciplina específica da área de educação. Os resultados também evidenciaram como principais vantagens da utilização da SAI na Fisiologia vegetal a abordagem de uma metodologia de ensino ativa e o estímulo para o desenvolvimento da autonomia do estudante, e as principais desvantagens muitas resistências, pouco conhecimento e prática sobre a metodologia frente ao modelo tradicional de ensino.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2741
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

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