Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2739
Title: O estado da arte das práticas pedagógicas em educação ambiental
Authors: Rodrigues, Gabrielle Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
metadata.dc.contributor.members: Pinto, Benjamim Teixeira Carvalho
Fonseca, Lana Claudia de Souza
Miranda, Cristina do Couto
Keywords: Educação ambiental
Estado da arte
Práticas didático-pedagógicas
Issue Date: 14-Dec-2017
Abstract: No cenário político, econômico e social, uma temática em destaque é o meio ambiente. Assim, há uma crescente produção acadêmica dentro do campo da Educação Ambiental, o que a faz expandir-se e consolidar-se como uma importante área de conhecimento. As questões ambientais vêm sendo discutidas principalmente por causa do agravamento dos seus problemas e como afetam diversos setores da nossa sociedade, sendo algo muito enfatizado nas escolas, por meio de estudos e práticas em educação ambiental. O histórico da construção dessa área de conhecimento nos mostra que ela se inicia com propostas de ensino com uma vertente conservadora de cuidado ao meio ambiente, entretanto sem trabalhar as raízes dos problemas socioambientais. No prolongamento dessa vertente surge a macrotendência da ecoeficiência que defende a “natureza” como “recurso ambiental” a serviço de um desenvolvimento sustentável. Rompendo com as propostas anteriores surge a macrotendência da educação ambiental crítica, na qual vem ganhando espaço e grande aporte teórico pela sua consonância com a educação crítica, construtivista e emancipatória, na formação de cidadãos como agentes conscientes e atuantes na sociedade e no meio ambiente. Embora haja muitas discussões epistemológicas dentro do campo teórico da educação ambiental, há poucas reflexões quanto as práticas que são realizadas, persistindo atividades conservadoras em educação ambiental, que propõem e provocam mudanças superficiais na formação dos alunos. Este trabalho, baseado em pesquisa no estado da arte das práticas pedagógicas em educação ambiental, buscou trazer um panorama dos trabalhos apresentados entre 2010 a 2017. Foi identificado que a prática didático-pedagógica em educação ambiental tem alcançado alguns objetivos defendidos por autores da área, mas ainda carece de uma discussão entre a teoria e a prática em busca de uma educação ambiental crítica.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2739
Appears in Collections:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabrielle Silva Rodrigues - Dez 2017.pdf1,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.