Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2727
Title: Evolução da criação dos Cursos de Engenharia Florestal no Brasil
Authors: Lima, Suelen Marquione
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, José de Arimatéa
metadata.dc.contributor.members: Silva, José de Arimatéa
Nascimento, Alexandre Miguel do
Carvalho, Alexandre Monteiro de
Keywords: Engenharia Florestal
Cursos
Ensino florestal
Issue Date: 28-Jan-2008
Abstract: Este trabalho teve por objetivo levantar os cursos de Engenharia Florestal existentes no Brasil, analisar a trajetória de criação desses cursos até o presente, bem como a sua distribuição nas regiões do país. Para tanto foi realizada uma breve retrospecção dos antecedentes e da origem do ensino regular da engenharia florestal no Brasil e no mundo, procurando identificar a evolução do aumento do número de cursos ao longo da história do país. Os dados sobre os cursos foram coletados, em sua maioria, no Cadastro das Instituições de Ensino Superior que consta do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O levantamento mostra que o Brasil possui, atualmente, 48 cursos de engenharia florestal, sendo que 60% destes foram criados a partir de 2000, o que pode ser atribuído principalmente a flexibilização da legislação em 1996, interiorização da universidade pública e a popularização de conceitos de utilização racional de recursos naturais. A região norte tem o maior número de cursos, 14, e o centro-oeste o menor, seis cursos. Apenas os estados de Alagoas, Ceará, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Norte ainda não tem um curso de engenharia florestal.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/2727
Appears in Collections:TCC - Engenharia Florestal (Seropédica)

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Suelen Marquione Lima.pdf439,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.