Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/243
Título: A atuação do Partido Comunista do Brasil no Rio de Janeiro durante o processo de abertura política e redemocratização do Brasil (1980 – 1994)
Autor(es): Pinto, Rodrigo Sampaio
Orientador(a): Sales, Jean Rodrigues
Membro da banca: Sales, Jean Rodrigues
Ribeiro, Adriana Maria
Serafim, Adriana da Silva
Palavras-chave: Partido Comunista Brasileiro – História - 1980-1994
Partido dos Trabalhadores (Brasil)
Data do documento: 2014
Citação: PINTO, Rodrigo Sampaio. A atuação do Partido Comunista do Brasil no Rio de Janeiro durante o processo de abertura política e redemocratização do Brasil (1980 – 1994). 2013. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.
Resumo: Com o intuito de apresentar um estudo sobre a atividade do Partido Comunista do Brasil, no Estado do Rio de Janeiro, entre a década de 1980 e inicio de 1990, período de abertura política e redemocratização do Brasil após os anos de regime militar, este trabalho pretende divulgar como se deu a organização e movimentação do PCdoB nos eventos ocorridos ao longo desse período. O PCdoB como um partido singular, que na conjuntura internacional sobreviveu à crise do socialismo real, ao fim da União Soviética, e aos embates presentes durante a guerra fria. No plano nacional, o partido passa por momentos de tensão durante o regime militar, sobrevive na clandestinidade e ilegalidade, é participante em eventos de importância impar no país nos anos que se seguem após o regime militar, como as campanhas das Diretas Já! e as discussões sobre a elaboração da Constituinte de 1988. O PCdoB não apenas sobrevive às adversidades como alcança certo crescimento em âmbito nacional. Elegendo deputados, vereadores, e participando de coligações vitoriosas o partido almeja um crescimento eleitoral ao longo da década de 1990. A partir dos anos 2000, com a eleição de Luís Inácio Lula da Silva (2003 – 2010) e a estreita relação estabelecida com o Partido dos Trabalhadores desde o final da década de 1980, o partido passa a integra a base de apoio ao governo, recebendo cargos e assumindo ministérios importantes. Atualmente é atuante como base de apoio do governo Dilma Rousseff (PT).
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/243
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História

Apenas usuários logados podem visualizar o material do acervo.
Se ainda não tem uma conta no RIMA, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PINTO Rodrigo Sampaio 2013.pdf663,68 kBAdobe PDFThumbnail


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.