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Title: O Estado Novo e o Departamento de Imprensa e Propaganda: a propaganda política nos anos de 1941 a 1945
Authors: Pereira, David Vinicius da Silva
metadata.dc.contributor.advisor: Pinto, Surama Conde Sá
metadata.dc.contributor.members: Pinto, Surama Conde Sá
Silva, Lúcia Helena Pereira da
Barros, José Costa D’Assunção
Keywords: Brasil - História - Estado Novo, 1939-1945
Brasil. Departamento de Imprensa e Propaganda
Brasil. Presidente (1930-1945: Vargas)
Issue Date: 2014
Citation: PEREIRA, David Vinicius da Silva. O Estado Novo e o Departamento de Imprensa e Propaganda: a propaganda política nos anos de 1941 a 1945. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.
Abstract: A criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão governamental voltado para fiscalizar e controlar os meios de comunicação do país foi fundamental para a sustentação da política desenvolvida pelo então presidente Getúlio Vargas. Foram pesquisados autores e obras que versam sobre esse período da nossa recente história republicana, em especial aqueles que proporcionam uma forte ligação com o tema a ser apresentado. Além disso, também foi utilizada como fonte uma das mais relevantes revistas lançadas no período do Estado Novo pelo DIP: a Revista Cultura Política. O DIP foi essencial para a afirmação e divulgação da ideologia empreendida pelos pensadores do Estado Novo. Por intermédio de sua marcante e constante presença em todos os meios de comunicação, tanto no campo da censura quanto no campo da propaganda, foram realizadas diversas ações governamentais, que tinham por objetivo divulgar as transformações que estavam ocorrendo nacionalmente, fruto da revolução no modo de pensar e de agir da nova prática política experimentada pelo país. Assim, com base na análise da bibliografia pertinente, tendo o DIP como figura ímpar para a construção desse trabalho, é nossa proposta discutir o quanto foi fundamental para o governo, durante o período do Estado Novo, a utilização desse mecanismo estratégico na fundamentação e divulgação de uma ideologia que procurava a afirmação e a legitimação para aquele regime surgido a partir do golpe de 10 de novembro de 1937.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/242
Appears in Collections:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

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