Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://rima.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/209
Título: A igreja e os cátaros: relações de poder antes da cruzada contra os albigenses (do fim do séc. XII ao início do séc. XIII)
Autor(es): Santos, Raphael Nemésio Costa dos
Orientador(a): Berriel, Marcelo Santiago
Membro da banca: Berriel, Marcelo Santiago;Alvitos, Raquel;Barros, José Costa D’Assunção
Palavras-chave: Heresias cristãs - História - Idade Média, 600-1500;Albigenses
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, Raphael Nemésio Costa dos. A igreja e os cátaros: relações de poder antes da cruzada contra os albigenses (do fim do séc. XII ao início do séc. XIII). 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014.
Resumo: Após o surgimento das heresias no ocidente medieval no início do século XI, verifica-se a consolidação da heresia cátara na região do Langued’oc na metade do século XII. A Igreja, ameaçada pela consistência destes dissidentes, encontra-se incomodada pela difusão das ideias destes hereges e passa a proferir um discurso que tende a abalar a legitimidade desta crença. Em contrapartida, estes cátaros resistem às pregações e tentativas de conversão. Apoiando-se nos discursos de duas fontes históricas, o Traité Cathare redigido por Barthélemy de Carcassone em 1220 e na crônica escrita pelo monge cronista Pierre de Vaulx-Cernay, Histoire de l’hérésie des Albigeois et de la sainte guerre entreprise contre eux, a partir de 1209, tem-se como objetivo compreender as estratégias de legitimação da religiosidade cátara e o discurso daqueles que defendiam o posicionamento da Igreja ortodoxa antes da deflagração da Cruzada contra os Albigenses. Trata-se de compreender os conflitos no campo do simbólico, antes destes se desdobrarem nos conflitos físicos da cruzada e na erradicação do catarismo. Conclui-se que, de fato, houve para o período que compreende a passagem do século XII para o XIII a existência de um embate no campo das palavras, das ideias, antes que a intensificação dos conflitos ideológicos ganhasse contornos mais intensos, culminando na Cruzada contra os Albigenses.
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/209
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.