Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/19
Título: Dicionário Histórico dos Movimentos Sociais Brasileiros (1964-2014)
Autor(es): Fortes, Alexandre
Corrêa, Larissa Rosa
Fontes, Paulo
Palavras-chave: Dicionário Histórico
Movimentos Sociais
1964-2014
Brasil
Data do documento: Out-2014
Editor: Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE-UFRJ)
Resumo: Este dicionário foi organizado como parte do projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública. Tem como objetivo oferecer descrições e informações de referência sobre os principais movimentos sociais ocorridos no Brasil no período posterior ao Golpe de 1964. A proposta é oferecer aos interessados uma visão panorâmica sobre esse vasto conjunto de movimentos por meio de informações básicas sobre cada um deles e de suas respectivas referências bibliográficas. O dicionário constitui-se em duas dimensões em instrumento complementar aos relatórios produzidos pelos grupos de trabalho temáticos integrantes do projeto. Em primeiro lugar, porque oferece uma perspectiva histórica mais ampla para os fenômenos abordados pelos relatórios dos grupos que, em geral, concentraram-se na conjuntura da última década. Em segundo lugar porque acrescenta ao leque de movimentos duradouros e vinculados a entidades analisados pelos grupos temáticos uma ênfase sobre ondas e ciclos de movimentos sociais. Esses movimentos – cujos processos ocorreram em momentos históricos e locais específicos –, por conta da sua baixa institucionalização, facilmente são relegados ao esquecimento. Daí a importância da sistematização aqui realizada, que resgata o lugar de tais acontecimentos no quadro analítico sobre a trajetória dos movimentos sociais no Brasil contemporâneo. Elaborados a partir do trabalho de seis historiadores sociais, os verbetes que integram o presente dicionário são disponibilizados juntamente com o restante dos produtos do projeto Movimentos Sociais e Esfera Pública no portal do Memov (Memória dos Movimentos Sociais Brasileiros). A partir do modelo estabelecido nos verbetes já redigidos, o dicionário será posteriormente expandido e atualizado, permanecendo aberto a contribuições de outros autores, sejam eles acadêmicos ou militantes dos próprios movimentos
URI: http://repositorio.im.ufrrj.br:8080/jspui/handle/1235813/19
Aparece nas coleções:Projeto “Movimentos Sociais e Esfera Pública: impactos e desafios da participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas governamentais”

Apenas usuários logados podem visualizar o material do acervo.
Se ainda não tem uma conta no RIMA, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSEP_Dicionario_PDF_01.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.